quinta, 28 de março de 2024
Esportes
25/03/2023 | 16:12

Abertura dos Jogos da Rede Municipal de Ensino reúne 1 mil alunos

Foi dada a largada para mais uma edição dos Jogos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí (JORME). A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), no Ginásio Gabriel Collares e reuniu cerca de 1 mil alunos de mais de 30 unidades participantes desta 31ª edição. O evento contou com a presença dos profissionais de educação física do Município, grandes incentivadores da prática esportiva.
 
“Para nós é um grande orgulho participar de mais uma edição dos jogos escolares e incentivar o esporte dentro e fora das unidades escolares. Este ano iremos em busca do 8º título geral da competição, com o mesmo espírito de competitividade, paz, respeito e união entre todos os atletas”, enfatizou o professor de Educação Física, Eduardo Mezon, sete vezes campeão do JORME.
 
E foi o professor Eduardo quem iniciou a condução da tocha olímpica pelo ginásio. Na sequência, a chama foi recebida pelo professor aposentado João Alberto da Silva, que durante muitos anos auxiliou no desenvolvimento do esporte escolar e formou vários atletas em diversas modalidades. Na sequência, o estuante e paratleta, José Adriel Santana da Silva, campeão estadual e brasileiro por equipe e individual no tênis de mesa, realizou o acendimento da pira olímpica. Por fim, Ales Abrão Silva, que por muitos anos participou do JORME, pela Escola Básica Melvin Jones e depois se consagrou como atleta profissional do handebol, com passagens pela Seleção Brasileira e por times da Europa, declarou aberta, oficialmente, a temporada dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino de Itajaí.
 
“Para mim é motivo de muito orgulho fazer parte deste grandioso momento. Retornar a Itajaí e ver o esporte crescendo a cada ano que passa, muito me emociona. Tenho a certeza de que o esporte é o caminho que estimula somente boas práticas e que daqui poderão sair muitos outros atletas profissionais”, declarou.
 
A cerimônia de abertura do JORME e PARAJORME contou com diversas apresentações artísticas, como o quinteto de metais e percussão da Banda Filarmônica de Itajaí, o time de Cheersleaders (líderes de torcida) do Centro Educacional Pedro Rizzi e comandado pela professora e coreógrafa Stephanie Monique Correia, além da Companhia de Dança Tríade, que leva a dança por toda cidade e região. O evento encerrou com a apresentação da Banda Municipal, formada por professores da Rede Municipal de Ensino, juntamente com a cantora e compositora Priscila Meireles. Todos alunos foram convidados ao centro do ginásio e a festa seguiu até o fim da manhã desta sexta-feira.
 
“Tudo muito divertido e bem organizado. Estamos agora na expectativa de mais um jogos escolares e em busca por mais títulos”, disse a estudante Vanessa Camile Santos, da Escola Básica Martinho Gervasi.
 
Competição será em etapas e inicia em abril com novidade
 
Os jogos escolares de Itajaí têm como objetivo proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e o espírito de equipe. E este ano, o JORME chega com uma novidade. Influenciado pela The Ocean Race, dessa vez, os estudantes terão a oportunidade de praticar a modalidade de Remo Indoor, que será realizada na Vila da Regata, nos dias 13 e 14 de abril.
 
“Essa modalidade, com certeza, será sucesso. Até porque, muitos dos nossos alunos já estão familiarizados com o remo, através da parceria da Secretaria de Educação de Itajaí com a Associação Náutica, que oferece aulas gratuitas ao longo de todo o ano. Estimamos a participação de, pelo menos, cinco atletas de cada escola para essa grande novidade”, comentou o diretor executivo da secretaria de educação, Julio da Silva.
 
Como nas outras edições, o JORME será realizado em etapas, ao longo do ano. Após a primeira etapa (remo indoor), as provas de atletismo darão continuidade à competição, nos dias 27 e 28 de abril, na pista de atletismo, sempre com a supervisão dos professores de educação física. As disputas são divididas nas categorias mirim (12 e 13 anos) e infantil (14 e 15 anos). Já o PARAJORME, que chega a sua 11ª edição, envolverá cerca de 300 alunos da Rede Municipal e será realizado entre os dias 14 e 18 de agosto, nas escolas do município.
 
“O nosso objetivo com os jogos é promover a integração e o intercâmbio dos nossos alunos, ampliando as oportunidades de socialização e hábitos saudáveis. Com o ParaJORME, os estudantes com deficiência têm a oportunidade do desenvolvimento de forma integral, destacando sua atuação nas competições e promovendo, assim, entre todos os alunos, a igualdade, a disciplina, além da inclusão, autoestima e autoconfiança”, destacou o supervisor de esporte escolar, Cristhian da Silva.
 
Confira o calendário completo do JORME / PARAJORME 2023:
 
Abril
13 e 14 – Remo Indoor – Vila da Regata
27 e 28 – Atletismo – Pista de Atletismo
 
Maio
09, 10, 11 e 12 – Handebol – Ginásio Gabriel Collares
 
Junho
22 e 23 – Xadrez– Salão da Igreja São Cristóvão
 
Julho
04, 05, 06 e 07 – Voleibol – Ginásio Ivo Silveira
 
Agosto
14 a 18 – ParaJORME
 
Setembro
14 e 15–Tênis de Mesa – Academia de Tênis de Mesa
19, 20, 21 e 22 – Basquete – Ginásio Jucílio Fernandez
 
Novembro
21, 22, 23 e 24 – Futsal – Ginásio Gabriel Collares.
 
Dezembro
01 – Desfile e cerimônia e encerramento do JORME
 
Fonte: SECOM Itajaí

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS