A Câmara de Vereadores de Itajaí recebe a partir desta segunda-feira (13) a exposição “Arte que denuncia, combate e previne”, da artista plástica Miriam Arceno Rocha. Estão expostas ao todo 14 telas com temática violência contra a mulher e a criança. O Espaço Cultural Antônio Carlos Konder Reis é localizado no primeiro andar do Legislativo e fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, até 29 de março.
O projeto busca incentivar as vítimas de abuso sexual e violência doméstica a denunciar seu agressor e a buscar ajuda psicológica, além de promover conscientização e prevenção por meio da exposição de arte.
As obras retratam em óleo sobre a tela a história de violência vivida pela própria artista e de outras vítimas de abuso sexual e violência doméstica. O projeto começou em 2019 e a exposição já circulou em escolas e Câmaras de Vereadores de várias cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Miriam Arceno Rocha é natural de Ibirama, mas reside em Camboriú/SC. Começou a pintar em 1993, de forma autodidata. Desde 2001 realiza exposições individuais e coletivas. Além de ser artista plástica, também já ministrou aulas de pintura em óleo sobre tela e artesanato e faz palestras sobre o tema abuso sexual.
Crédito: Felipe da Costa/CVI.