quinta, 28 de março de 2024
Meio Ambiente
06/03/2023 | 17:55

Inscrições abertas para a 10ª edição do Juntos Pelo Rio

Estão abertas as inscrições para voluntários que desejam participar da 10ª edição do Juntos pelo Rio e Contra o Aedes aegypti, mutirão para recolhimento de resíduos das margens dos rios e conscientização sobre o combate à dengue. O evento é organizado pelo Município de Itajaí, através do Porto e do Semasa. A ação também é um dos legados de sustentabilidade da The Ocean Race, já que a iniciativa foi idealizada na primeira passagem da regata por Itajaí.
 
O encontro acontecerá no sábado (25), quatro dias antes da abertura da Ocean Live Park no Centreventos, das 8h às 12h, com dois pontos principais de início: na Marina Itajaí e no estacionamento do Molhes da Barra, na Praia do Atalaia. Interessados podem se inscrever através do site da Univali, neste link e selecionar em qual dos pontos desejam fazer o check-in e retirar seu kit de voluntário. Neste site, também será possível receber o certificado de participação após o evento.
 
 
A última edição do Juntos pelo Rio, em 2022, mobilizou mais de 1.200 voluntários e recolheu em torno de cinco toneladas de lixo por terra e pelo rio. Duas toneladas eram de material reciclável, a maioria plástico e garrafas de vidro. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação.
 
“É um evento que vai além do recolhimento de resíduos, pois acima de tudo sensibiliza a população sobre a importância de descartar o lixo corretamente, além da separação de recicláveis. Um legado e exemplo a ser seguido o ano inteiro”, comenta Natália Simões Pires da Costa, relações públicas do Semasa e uma das organizadoras do mutirão.
 
Os interessados em participar do mutirão com sua embarcação devem se inscrever pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (47) 3341-8065, na Coordenação de Meio Ambiente, Segurança no Trabalho e Sustentabilidade da Superintendência do Porto de Itajaí. O evento contará ainda com monitoramento da Marinha do Brasil, Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e Bombeiros Voluntários de Navegantes, para garantir a segurança de todos os participantes.
 
A participação dos voluntários para recolhimento dos resíduos é fundamental, mas também há diversos parceiros que contribuem para o evento acontecer, que se reúnem semanalmente para planejar a realização do mutirão de limpeza. São eles: Município de Itajaí, Porto, Semasa, Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Gerência de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Recicla Itajaí, Maersk, Ambipar Response, APM Terminals, Braskarne, Praticagem (Itajaí e Navegantes Pilots), Eco Litoral, Eco Análises, Usina Litoral, Royal Cargo, Instituto Crescer, Allber, Poly Logística, Univali, Escola politécnica da Univali, Equilibrios, Associação Náutica de Itajaí (ANI), Agenda 21, Unificado, Allog, Marina Itajaí, Itamirim, CTIL, Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, Sacolão Direto do Campo, Cetric, Câmara de Vereadores Itajaí, Bompack, Inoven, Valle Ambiental, Hobby Share, Gomes da Costa, SC Portos, Associação de Surf Praias de Itajaí (ASPI), Marinha do Brasil, IFSC, NGI Sul, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Portonave, Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí e Bombeiros Voluntários de Navegantes.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS