sexta, 29 de março de 2024
Turismo
06/03/2023 | 14:03

Senac SC e Ministério do Turismo ofertam 1120 vagas para cursos gratuitos

O Senac SC e o Ministério do Turismo estão ofertando 1 120 vagas para cursos totalmente gratuitos. As inscrições são para Agente de Viagens, Cerimonial e Protocolo para Eventos, Planejamento e Organização de Eventos Sociais e Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição. Um dos diferenciais é que as aulas são on-line, o que possibilita mais flexibilidade de horários para os alunos. As inscrições estão abertas até o dia 29 de março e podem ser realizadas aqui.
O setor de turismo está em constante crescimento, o que mostra a importância da qualificação. Para se ter uma ideia, mais de 8 milhões de pessoas já viajaram de transporte aéreo no país nos dois primeiros meses deste ano. Além disso, o faturamento do setor turístico em 2022 foi de 208 bilhões, 28% maior que 2021, de acordo com levantamento da Fecomércio SP.
Cursos ofertados
Entre as oportunidades está o curso de Agente de Viagens, profissional responsável por intermediar a aquisição de passagens aéreas, rodoviárias, ferroviárias e marítimas, a reserva de acomodações e passeios, refeições e entretenimento quando necessário, a locação de autos e serviços de guiamento e intérprete, organizando o roteiro da excursão e providenciando seguro. Além disso, o agente de viagens orienta o cliente na escolha da viagem adequada a seus interesses e necessidades, observando fatores de tempo, época, orçamento, destino provável, documentação exigida entre outros.
De acordo com Felipe Martins, analista educacional de turismo, hospitalidade e lazer do Senac SC, serão 640 vagas para este curso. “A importância de um curso de 172 horas ser ofertado de forma gratuita é uma oportunidade para, não apenas a retomada da economia, mas também para todos os profissionais buscando uma oportunidade de qualificação profissional”, ressalta.
Outra área que precisa de profissionais capacitados é a de eventos, setor que em 2022 cresceu 400% em relação a 2020, conforme estudo da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). O segmento atualmente é responsável por mais de 4% do PIB nacional. Com tanta demanda, há a necessidade de especialistas, por isso, será ofertado 160 vagas para Cerimonial e Protocolo para Eventos e 160 para Planejamento e Organização de Eventos Sociais. “Os cursos trazem elementos essenciais para quem busca o conhecimento necessário para aprimorar suas atividades no ramo de eventos ou até mesmo ingressar neste mundo”, explica Felipe.
O segmento de alimentação também apresenta bons números. Apenas em 2022, o setor faturou mais de 1 trilhão, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA). E um fator que, além de ser uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), está sendo cada vez mais observado pelos clientes após o período de Covid-19, são as boas práticas e os cuidados sanitários com o preparo e o serviço de alimentos e bebidas. “Devidamente regulamentado pela RDC 216 de 2004, o manipulador de alimentos, seja ele direto ou indireto, deve seguir regras e procedimentos que garantem alimentos seguros para consumo”, conta Felipe.
Atendendo essa necessidade, o curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição, conta com 160 vagas e atende a exigência da ANVISA para manipulador de alimentos além de abordar temas como armazenamento, transporte e distribuição de alimentos de forma segura e responsável.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS