quinta, 28 de março de 2024
Meio Ambiente
26/01/2023 | 20:09

1º Mutirão de limpeza da praia e do rio ocorre neste sábado (28)

O Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), participa do 1º Mutirão de limpeza nas margens do Rio Itajaí-Açú, nos molhes e na Praia do Atalaia. A ação ocorre neste sábado (28), a partir das 9h, e é aberta a participação da comunidade.
 
A iniciativa é promovida pela Eco Local Brasil e Core Case, empresa que atua na área de sustentabilidade e conta com apoio dos servidores da Diretoria de Gestão Ambiental do INIS. “Infelizmente ainda falta responsabilidade ambiental para muitas pessoas, por isso nos engajamos em ações como essa, para unidos com os voluntários comprometidos, retirarmos esses resíduos que são prejudiciais ao meio ambiente e a nós também”, declara Mario Cesar Angelo, diretor presidente do INIS.
 
A limpeza faz parte de um plano de monitoramento dos resíduos que é realizado mensalmente na Baía Afonso Wippel, mais conhecida como Saco da Fazenda, por meio da metodologia do @lixo fora d’água. Somente no ano passado, mais de 1 tonelada de resíduos foi retirada das margens do Rio Itajaí-Açu e Praia do Atalaia. Para atingir toda extensão da praia, os molhes, as margens e mangues do rio, é preciso unir forças com a comunidade e, por isso, a participação dos voluntários é fundamental.
 
“Queremos convidar os voluntários, as pessoas que já nos auxiliam e aqueles que desejam atuar na causa ambiental, vamos unir forças para limpar e também, com o nosso exemplo, conscientizar mais pessoas”, argumenta Marcel Di Ruzza Ferrari, oceanógrafo do INIS.
 
O ponto de encontro para o mutirão é no Molhe da Praia do Atalaia. Os voluntários receberão luvas para proteger as mãos, baldes para coleta dos resíduos, além de frutas e água para hidratação. Toda comunidade está convidada a participar. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS