quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/12/2022 | 13:48

O que é toxina botulínica? Dentista explica como funciona e como é aplicada

Quem gosta de fazer ou é um curioso dos procedimentos estéticos já ouviu falar muito sobre ela: a toxina botulínica.

A Toxina Botulínica é indicada para aqueles que estão incomodados com as linhas de expressão ou até mesmo as rugas geradas pelos movimentos repetitivos, nas regiões da glabela (entre as sobrancelhas), rugas da testa, pés de galinha (área dos olhos).

Ela possui substâncias que quando administradas em algumas regiões da face ou até de outras áreas do corpo, bloqueiam os sinais de movimento do músculo.

Além dessas regiões, o procedimento também é muito utilizado para quem deseja levantar as sobrancelhas e até para o tratamento de hiperidrose (excesso de suor) nas axilas, mãos e pés.

De acordo com o cirurgião-dentista, especialista em procedimentos estéticos, Dr. Ajuz, a toxina botulínica é uma substância popularmente conhecida como “botox”. Mas, na verdade, ela é produzida por uma bactéria com propriedades que ajudam a inibir a contração dos músculos, deixando um aspecto mais jovem e belo à face.
 
Esse é, inclusive, um tratamento que pode ser usado para as pessoas que desejam se livrar das linhas de expressão incômodas e rugas marcadas no rosto.

 Dentistas podem realizar procedimentos com a toxina botulínica?

De acordo com a lei, os dentistas realizam cirurgias dentro do âmbito que eles podem trabalhar: do osso hióide à inserção do couro cabeludo.

Dr. Ajuz explicou que, através de uma resolução do Conselho Federal de Odontologia, os profissionais dentistas foram autorizados a fazerem procedimentos e cirurgias estéticas como o Botox, a bichectomia, a lipoplastia mecânica de papada e o lip lifting na região dos lábios.

“Nós dentistas estamos preparados para também fazermos procedimentos que vão além dos dentes. Claro que com prudência e dentro das determinações previstas em lei, mas também com experiência e referência nos procedimentos”, afirmou.

Harmonização facial é um procedimento que envolve o uso de uma ou mais técnicas estéticas para corrigir imperfeições e melhorar características do rosto. O intuito é promover simetria e equilíbrio, para que todo o conjunto da face esteja harmônico.

 

Sobre o Dr. Ajuz

Professor Dr. Ajuz é cirurgião dentista, especialista em endodontia, Mestre em implantodontia e membro da Academia Internacional de Estética Facial. É CEO, cofundador e Professor da Harmonize School Clinic - Procedimentos Estéticos, uma instituição de ensino e pesquisa, localizada em Porto (Portugal), que já formou mais de +5.000 profissionais para atuar no segmento de procedimentos estéticos. Em decorrência da sua atuação pioneira em harmonização facial, recebeu o título de ‘acadêmico imortal’ pela Academia Brasileira de Odontologia.

Créditos -  Dr Ajuz (arquivo pessoal)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS