quinta, 02 de fevereiro de 2023
Geral
08/12/2022 | 13:46

A importância da tecnologia na logística aduaneira

Seja em casa, na rua ou no escritório, a tecnologia atua no intuito de otimizar  diversos processos. Da mesma forma funciona a logística aduaneira, que é fundamental para que uma operação de comércio exterior  ocorra de forma eficiente

De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO e fundador daLogcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end, a fim de conectar todos os elos do comércio global com soluções que vão desde o planejamento com data analytics, até a visibilidade avançada de toda a cadeia do supply chain, pode parecer um procedimento simples, mas na verdade é complexo e pode afetar diretamente — de forma positiva ou negativa — toda uma cadeia logística.

São vários os segmentos que fazem parte da logística aduaneira, incluindo armazenagem, movimentação, preparação, separação e transporte de insumos e produtos. Cabem ao setor decisões como exigências sanitárias, desembaraço alfandegário e disposição dessas exigências. Nesse processo, uma figura importantíssima é o despachante aduaneiro. 

Por esse motivo é tão importante acompanhar de perto e saber quais são as melhores alternativas adotadas dentro da logística aduaneira, conforme explica Hofstatter . “ Trata-se de uma peça-chave dentro do Comex para empresas que importam e exportam. Várias etapas diferentes compõem o processo logístico e, dadas as condições, se faz necessária uma estratégia bem traçada. A própria rotina vai demandar o que há de melhor e mais moderno em soluções, ferramentas e sistemas para andamento do trabalho”, aponta o especialista. 

O objetivo de todo o trabalho é entregar o que foi pedido pelo cliente dentro do tempo certo, além de viabilizar o serviço de maneira que não pese no bolso de ninguém, nem traga prejuízos durante o processo do comércio exterior - para todas as partes.

A estratégia logística é conhecida pelos seguintes pilares:

  • Armazenamento de mercadorias.
  • Movimentação e entrega de matérias-primas, insumos e produtos finalizados.
  • Separação e preparação de itens.
  • Transporte de produtos.

Portanto, a tomada de decisão com relação ao qual tipo de regime aduaneiro será adotado faz parte do planejamento logístico. Essa escolha influencia outros elementos, como a contratação de transporte e armazenamento, o que consequentemente impacta nos custos e produção. 

“O papel fundamental da logística aduaneira nas operações internacionais é analisar e estruturar os pedidos para haver um melhor gerenciamento — de acordo com cada uma das empresas”, aponta o CEO. Toda a movimentação de cargas, produtos e itens precisa passar por ela. 

Portanto, um plano bem elaborado pode significar sucesso para o importador após o processo no mercado exterior ser encerrado. Levando esses fatores em consideração, podemos dizer que o processo está presente nas importações e exportações que serão analisadas e executadas. Afinal de contas, armazenamento, transportes e até exigências sanitárias estão sob responsabilidade desse segmento. 

Ele também enumera os principais pontos durante o processo de logística aduaneira: 

  • Documentação e impostos.
  • Cumprimento de exigências, particularidades e legislações próprias e específicas de cada país.
  • Controle de mercadorias.
  • Processos e órgãos envolvidos no Brasil.
  • Tipo de Transporte e agente de cargas.
  • Armazenamento de produtos.

A tecnologia é extremamente essencial ao tratarmos de logística internacional. Isso porque o processo integra as partes administrativas, operacionais e legais relacionadas a uma carga. Por isso, toda ajuda é mais que bem-vinda para facilitar o trabalho no comércio exterior e fazer com que ele seja o mais assertivo possível. “Ao usar a tecnologia a seu favor, o processo de logística aduaneira pode ser monitorado, principalmente quando se opta por uma ferramenta de visibilidade em tempo real, como o LogManager”, destaca Helmuth.

Com a plataforma, é possível monitorar de perto seus embarques, desde a logística internacional até o desembaraço aduaneiro, atualizando-se em tempo real sobre possíveis atrasos. Ela é capaz de monitorar mais de 20 tipos de eventos diferentes ao longo da jornada de embarque da carga.

Sobre a Logcomex

A Logcomex é uma empresa que desenvolveu soluções de tecnologia que oferecem visibilidade avançada, data analytics e automação para o comércio global. Presente em mais de 11 países espalhados em cinco continentes, a Logcomex oferece soluções para toda a cadeia de suprimentos global com visibilidade em tempo real, eficiência na gestão de ponta a ponta da operação e informações estratégicas para as empresas que atuam no comércio exterior. Para saber mais, acesse  https://www.logcomex.com/

Sobre Helmuth Hofstatter

Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da Logcomex,que desenvolveu soluções de tecnologia que oferecem visibilidade avançada, data analytics e automação para o comércio global. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.

 

Helmuth Hofstatter é CEO e fundador da Logcomex


JORNAL IMPRESSO
27/01/2023
20/01/2023
23/12/2022
16/12/2022

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS