sábado, 20 de abril de 2024
Economia
10/11/2022 | 18:13

Consumidores de Itajaí podem participar de mutirão de negociação de dívidas e orientação financeira

Os consumidores de Itajaí podem participar, até 30 de novembro, do tradicional Mutirão de Negociação Dívidas e Orientação Financeira. O evento é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). No município, o mutirão tem apoio da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí. O objetivo da ação é ajudar os cidadãos a fazer a melhor negociação de suas dívidas com bancos e reequilibrar suas finanças.
 
Para participar da campanha, o interessado deve acessar o site do mutirão. Nele, o consumidor encontra orientações para conseguir negociar a dívida em atraso, além de ter acesso aos canais diretos dos bancos e à plataforma de mediação ConsumidorGovBr, sistema criado pela Senacon que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.
 
Na página do mutirão, o interessado também encontrará um link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras. O site ainda oferece dicas sobre como organizar as suas finanças, melhorar sua saúde financeira e para identificar e evitar o superendividamento.
 
Podem participar do mutirão pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia, que estejam em atraso e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.
 
Mutirão Limpa Nome
 
Para os consumidores com dificuldade de acesso aos meios digitais, o Procon de Itajaí também promove neste mês o 2º Mutirão Limpa Nome. A iniciativa ocorrerá de forma presencial nos dias 17, 18, 21, 22 e 23 de novembro, das 10h às 20h. Os agendamentos para consumidores de Itajaí que possuem dívidas com as empresas participantes podem ser feitas pelo site do Procon. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS