quarta, 28 de fevereiro de 2024
Turismo
10/11/2022 | 08:17

Temporada de Cruzeiros em Itajaí terá Alfandegamento do Centreventos e uso de Scanner nas embarcações

Na manhã de terça-feira (08), ocorreu, na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, a 2ª Reunião Extraordinária da CLAPS (Comissão Local da Autoridade Portuária de Itajaí). O encontro foi promovido a fim de reunir seus representes que estão ligados diretamente às Comissões Locais de Autoridades nos Portos (CLAPS), que integram a Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), e comitês técnicos.
A reunião foi realizada via Webinar e, durante o encontro, destaque para a participação online do Chefe da Antaq – Unidade Regional de Florianópolis, Maurício Medeiros de Souza, ao qual responde também pela unidade de Itajaí, e o Presidente da Clia no Brasil, Marco Ferraz.
O Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza, comentou sobre a importância da nova temporada de cruzeiros para o desenvolvimento de Itajaí, com data para iniciar no próximo mês:
“A reunião foi muito importante, até para que a gente pudesse passar aos demais órgãos intervenientes, toda a situação que está sendo discutida junto a Receita Federal. Itajaí será o plano piloto do alfandegamento a bordo do navio por parte da receita, foi apresentado isso aos demais órgãos intervenientes e todos entenderam como positiva essa iniciativa. Com certeza já estamos pensando na próxima temporada de cruzeiros, isso demanda muito trabalho da Superintendência do Porto de Itajaí, no sentido de preparar o nosso Centro de Eventos para um possível alfandegamento, mas de outra forma que está sendo analisada pelos técnicos. A atual temporada de cruzeiros já está garantida, mais de 70 mil pessoas estarão transitando por Itajaí e isso irá fomentar a economia da cidade”, disse Ronaldo.
O encontro abordou temas quanto a atualização e como estão os preparativos para a Temporada de Cruzeiros 2022/2023, alfandegamento do Porto de Itajaí, atualização sobre a habilitação do recinto do Porto de Itajaí junto ao MAPA, utilização dos espaços físicos pelos órgãos intervenientes disponibilizados e mantidos pela empesa arrendatária do porto, prédio onde está a APM Terminals. 
“Ficamos felizes com essa oportunidade, de fazer o 1º plano piloto em Itajaí, onde teremos 70 mil passageiros fazendo o trânsito de embarque e desembarque, com a ajuda da Autoridade Portuária, juntamente com a Secretaria da aduana de Brasília, concretizaremos essa oportunidade”, ressaltou com muito entusiasmo o Presidente da Clia no Brasil, Marco Ferraz.
A temporada de cruzeiros contará com a inédita utilização de scanner no embarque de passageiros nos navios, assim como, no desembarque que acontecerá no Centreventos. Os passageiros deverão apresentar o teste da vacina contra a Covid-19, como exigência para cruzeiros com duração superior a mais de seis noites.
 “O Porto e o Município de Itajaí, novamente está demonstrando o seu valor e importância no mercado náutico, inclusive agora sendo referência da receita federal para o tratamento alfandegário de passageiros, e para a temporada de 2023/2024 será ampliada o número de navios que irão aportar em Itajaí”, conclui o Diretor-Geral de Administração e Finanças, Ronaldo Camargo Souza.

JORNAL IMPRESSO
23/02/2024
16/02/2024
09/02/2024
02/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS