sábado, 20 de abril de 2024
Cultura
09/11/2022 | 15:23

Professor da rede de ensino de Itajaí está entre os cinco finalistas ao Prêmio Jabuti

O professor de Arte da Rede Municipal de Ensino de Itajaí, Everson Bertucci, é um dos cinco finalistas do Eixo Literatura Infantil da 64ª edição do Prêmio Jabuti, referência entre os prêmios literários do país e considerado patrimônio cultural. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08) pelo site oficial da premiação. Clique aqui e veja a lista completa com todos os finalistas de cada uma das 20 categorias.
 
A expectativa, agora, é para o anúncio do grande vencedor, que vai acontecer no dia 24 de novembro, no Theatro Municipal de São Paulo, a partir das 20h. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
 
“O prêmio Jabuti é o Oscar da Literatura. No dia da grande final, eles vão apresentar os cinco finalistas de cada categoria e, então, farão o anúncio do vencedor. Estarei lá representando Itajaí e espero contar com a torcida de todos”, enfatizou o professor Everson Bertucci.
 
Sobre o livro finalista ao Prêmio Jabuti
 
O livro que concorre ao prêmio chama-se “Mesma Nova História”, o qual aborda a relação de um menino, que só pensa em jogos eletrônicos, com a avó, que está perdendo a memória. A obra foi escrita por Everson Bertucci em 2009, em uma oficina literária. Por volta de 2010/2011, a também educadora Mafuane Oliveira incluiu a história do professor em seu repertório de contação em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2014, Juão Vaz fez as primeiras ilustrações e, em 2018, Mafuane foi convidada pelo educador de Itajaí para incluir novos elementos ao texto. Em 2021, a obra foi lançada e, em pouco tempo, já tem feito sucesso.
 
“Primeiro fomos contemplados com o edital “Minha Biblioteca”, da Prefeitura de São Paulo, que adquiriu 1.138 exemplares do livro. Depois o “Mesma Nova História” entrou na lista dos 30 Melhores Livros de Literatura Infantil de 2022, da Revista Crescer. Recentemente, a Prefeitura de Belo Horizonte adotou o livro em seu kit literário para 2023. E, agora, fomos agraciados com essa indicação ao Prêmio Jabuti. É muito gratificante ver nosso trabalho ganhando reconhecimento. Que isso possa ganhar novos espaços, novos leitores e que o caminho desse livro esteja sempre iluminado por muitos girassóis, assim como a vida dos protagonistas”, enfatizou Bertucci.
 
Fonte: Secom Itajaí

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS