quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/11/2022 | 08:36

Saúde de BC faz alerta sobre pragas urbanas com a aproximação do verão

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), faz um alerta à população em relação aos animais que se proliferam mais com a chegada do calor. Para prevenir as consequências que escorpiões, ratos e pombos podem trazer para as pessoas, o Centro trabalha diariamente no combate a essas pragas.
 
“Fazemos o monitoramento de alguns pontos específicos com frequência, conforme entram as demandas relacionadas aos ratos e escorpiões. Em relação aos pombos, estamos constantemente presentes em locais com maior frequência dos animais fazendo orientações à população”, conta a diretora do CCPU, Julie Zaguini
 
Só neste ano, o trabalho de combate às pragas da Prefeitura já capturou 350 escorpiões em Balneário Camboriú. Os mutirões do CCPU são feitos durante a noite, período de atividade do animal. Os principais locais de aparecimento de escorpiões são as Ruas 1900, 1950, 3150, 3160 e 3110, no Centro da cidade, e as Ruas José Watzko e Lindolf Bell, na Praia dos Amores.
 
Para evitar o aparecimento de escorpiões, é muito importante o não acúmulo de entulhos, a limpeza de terrenos baldios, a vedação de soleiras de portas, e a eliminação de objetos que possam servir de reservatório de água. Outra orientação para evitar a proliferação de pragas como os roedores é o descarte correto de restos de alimento e demais materiais orgânicos, principalmente nas praias.
 
Em relação aos pombos, que têm maior ocorrência em pontos da Praia Central, a principal recomendação é não alimentá-los. “A proliferação destes animais pode acarretar doenças como a criptococose, histoplasmose, ornitose e salmonelose, além de alergias. Então é muito importante que as pessoas não os alimentem e evitem o contato direto com as fezes e os ninhos de pombos”, complementa Julie.
 
Os profissionais que estão vistoriando os bairros utilizam uniformes com a logo da Prefeitura e do CCPU. O aparecimento de ratos e escorpiões deve ser comunicado à Unidade pelo telefone (47) 3366-4593.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS