sexta, 29 de março de 2024
Educação
20/09/2022 | 15:25

Itajaí tem uma das melhores médias de Santa Catarina no IDEB

O Município de Itajaí registrou uma das melhores médias de Santa Catarina no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2021, divulgado na última sexta-feira (16). Apesar do contexto pandêmico que o país enfrentou nos últimos dois anos, a cidade desenvolveu diversas estratégias de aprendizagem e obteve um bom resultado no índice, conforme avaliação da Secretaria Municipal de Educação.
 
Nos anos iniciais, as unidades escolares municipais obtiveram nota 6.3 e colocam a cidade como a quarta melhor de Santa Catarina entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, à frente de Florianópolis (5.9), Chapecó (6.2) e Criciúma (6.2), por exemplo. Já nos anos finais, Itajaí tem a terceira melhor média do Estado (5.4) entre as grandes cidades, atrás apenas de Joinville (5.9) e Blumenau (5.8). Além disso, os números estão acima da média estadual.
 
Na região da Amfri, o Município também se destacou e obteve a segunda melhor média nos anos iniciais junto com Bombinhas e Itapema, que obtiveram o mesmo resultado (6.3). Nos anos finais, a cidade é a segunda melhor atrás de Itapema (5.5). É importante ressaltar ainda que das 41 escolas de nível fundamental da Rede Municipal de Ensino, 20 alcançaram a meta (nos anos iniciais ou finais).
 
Estratégias de aprendizagem
 
Entre as estratégias adotadas pela Secretaria de Educação para minimizar os transtornos causados pela pandemia estão: o investimento em aulas on-line (com todas as disciplinas do currículo e foco nas habilidades socioemocionais), a criação de ambientes de aprendizagem (Google for Education/Plataforma do Estudante), aulas na TV e entrega de materiais impressos para estudantes que não possuíam acesso à internet. Em agosto de 2020, quando Itajaí retomou as aulas presenciais, foi realizada uma busca ativa dos alunos para evitar a evasão escolar.
 
O Município de Itajaí também foi um dos poucos que reprovou os estudantes que não compareceram ou não atingiram as notas necessárias. Algumas cidades catarinenses, por exemplo, adotaram o critério de aprovação automática o que aumenta o índice no IDEB, porém não apresenta uma análise real.
 
“Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo. O que foi atingido foi através de muito trabalho e os dados do Município de Itajaí são dados reais, porque mesmo dentro de um contexto pandêmico, fomos atrás dos alunos para evitar a evasão escolar e também só aprovamos aqueles que tinham plenas condições de avançar de ano. Junto com o Conselho de Educação é que buscamos esse caminho e vamos continuar priorizando a nossa educação para que ela evolua a cada ano, analisando a proficiência de todos os nossos estudantes, em especial, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática”, enfatiza a secretária de municipal Educação, Elisete Furtado Cardoso.
 
Itajaí tem as escolas mais bem avaliadas da região
 
Além do bom desempenho geral no IDEB, entre as 10 escolas de anos finais mais bem avaliadas da região, oito são de Itajaí (Escola Básica João Duarte, Escola Básica Maria Dutra Gomes, Escola Básica Francisco Celso Mafra, Ariribá, José Potter, Yolanda Ardigó, Elias Adaime e Maria Rosa Heleno Schulte). Já entre as escolas de anos inicias, Itajaí tem três entre as 10 melhores da região (Grupo Escolar Jorge Domingos, Escola Básica Yolanda Ardigó e Padre José de Anchieta), todas com nota média padronizada acima de 7.0 e mais de 0.4 pontos acima da meta do IDEB 2021, que era de 6.6 (para os anos iniciais).
 
A partir de agora, com a divulgação dos resultados, a Secretaria de Educação fará uma análise geral e individual de cada unidade de ensino do município para traçar um plano de ação para melhorar os índices para a próxima avaliação do IDEB. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS