sexta, 19 de abril de 2024
Cultura
08/09/2022 | 11:05

Quinta-feira (08) tem o show Brasileirão canta Tom Jobim no Festival de Música

O Grupo Vocal Brasileirão, de Curitiba (PR), será a atração do Palco Elza Soares (Praça da Igreja Matriz) nesta quinta-feira (08), às 20h30. O show “Brasileirão canta Tom Jobim” revisita a obra de Antônio Carlos Jobim a partir de um recorte que privilegia suas obras de inspiração nacionalista. Pela manhã, às 10h, no auditório da Casa da Cultura, acontece o workshop e lançamento de “Ritmos Brasileiros em Forma de Rudimentos”, com o baterista e percussionista Robertinho Silva (RJ), o baterista e professor Mario Jr (SC) e o escritor e historiador André Soltau (SC). À tarde, ocorrem as oficinas musicais e, às 19h, a Banda e o Grupo de Choro do Conservatório de Música apresentam-se no Palco Arthur Maia (Praça Arno Bauer).
 
Neste álbum produzido pelo regente Vicente Ribeiro, que assina também a direção artística do espetáculo, o grupo Vocal Brasileirão destaca principalmente a fase pós-bossanovista (1970-1994) de Tom Jobim. Na rica vertente de sua obra, o compositor volta seu olhar para o Brasil profundo e dialoga com a música de tradição oral, empregando técnicas modernas de composição.
 
Neste espetáculo, o Brasileirão conta com a participação dos instrumentistas Fábio Cardoso (piano), Daniel Rebel (flauta), Thiago Duarte (baixo elétrico), Thales Lemos (bateria), além do próprio Vicente Ribeiro (violão e direção musical). A direção cênica é de Renata Melão, com produção executiva de Bete Carlos.
 
O Vocal Brasileirão foi criado e idealizado pelo regente e arranjador Marcos Leite (1953-2002), que esteve à frente do grupo no período de 1995 a 2001. No período de 2002 a 2005 foi conduzido por Reginaldo Nascimento e, desde 2006, conta com a direção artística de Vicente Ribeiro. Todos os cantores grupo são solistas; desta maneira, o público tem a oportunidade de ouvir não somente o resultado do conjunto de vozes, mas também os timbres particulares de cada um de seus integrantes.
 
O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e, ainda em 2002, o prêmio “Saul Trumpet” como Melhor Grupo Vocal do Estado do Paraná. A partir de 2006, passou a dedicar-se também à montagem de shows com convidados especiais, tendo dividido o palco com grupos e artistas como Boca Livre, Folia de 3, Ivan Lins, Jane Duboc, Joyce Moreno, Quarteto em Cy, Romário Borelli, Sá & Guarabyra, Zé Luiz Mazziotti, Sérgio Santos, João Bosco.
 
Banda e Grupo de Choro do Conservatório
 
A Banda do Conservatório de Música Popular de Itajaí foi criada em 2018 no intuito de prover a alunos e egressos a oportunidade de representar a escola nas mais diversas situações, além de proporcionar a seus integrantes uma experiência profissional de seu ofício. Em sua formação atual, a banda conta com 13 integrantes e tem a participação do professor Evandro Hasse nos instrumentos de sopro, sob direção musical e coordenação do músico e professor Arnou De Melo.
 
O Grupo de Choro do Conservatório é formado por 15 integrantes, entre eles estão professores, alunos e egressos, sob condução do violonista e professor Ricardo Pauletti. Trabalha os fundamentos da linguagem do choro e apresenta repertório que busca contemplar a diversidade de gêneros e de compositores inseridos neste universo musical.
 
Área coberta e estrutura
 
A Praça da Igreja Matriz e a Praça Arno Bauer possuem cadeiras disponíveis para o público, além de área coberta. O espaço entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico tem banheiros químicos e área gastronômica com food trucks que funcionam das 11h às 22h. Na quinta-feira, haverá ainda Roda de Choro no Mercado Público, a partir das 22h.
 
Confira a programação do 24º Festival de Música de Itajaí de quinta-feira (08):
 
10h – Workshop Ritmos Brasileiros em Forma de Rudimentos – Robertinho Silva, Mario Jr e André Soltau | Participação especial: Carlinhos Ribeiro e Jean Boca - Palco Fernando das Neves (Pátio da Casa da Cultura)
19h – Banda e Choro do Conservatório de Música – Palco Arthur Maia (Praça Arno Bauer)
20h30 – Vocal Brasileirão – Palco Elza Soares (Praça da Igreja Matriz / Acessibilidade em Libras)
22h – Roda de Choro – Quarteto Mulheril – Mercado Público
 
Acesse a programação completa, 100% gratuita, e mais detalhes do evento em www.festivaldemusicaitajai.com.br.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS