sexta, 29 de março de 2024
Geral
17/08/2022 | 13:51

Você sabe como identificar um boleto falso?

O boleto é um método de pagamento prático e vantajoso, tanto para quem comercializa produtos e serviços quanto para consumidores.
 
Por ser popular e fácil de utilizar, o boleto pode ser usado por golpistas que tentam obter dinheiro de vítimas de maneira enganosa, criando documentos falsos para que sejam pagos como se fossem verdadeiros. 
É importante saber como funciona um boleto para entender o que deve ser observado na hora de realizar o pagamento, assim você pode identificar documentos falsos e não cair em golpes. Também é fundamental tomar cuidado com pagamentos digitais, já que golpes virtuais têm sido frequentes e podem trazer grandes prejuízos.
 
Para você não cair em nenhuma armadilha criada por grupos criminosos para tomar o seu dinheiro, entenda como identificar um boleto falso e conheça dicas para usar esse meio de pagamento de maneira segura.
 
Existem golpes relacionados com boleto falso que são comuns e podem ser detectados e evitados.
 
O golpe de promoções falsas com o envio de boleto por e-mail é um deles. Nessa fraude, os golpistas obtêm, após vazamento de dados, e-mails que estão na base de clientes de empresas reais e, depois, enviam boletos adulterados. Com isso, a mensagem é enviada como se fosse da empresa verdadeira, mas com um documento falso.
 
Também é possível que criminosos enviem e-mails falsos tentando enganar as pessoas ao se passarem por empresas reais ou mesmo uma pessoa comum, como amigos e familiares. O crime acontece a partir do envio de um boleto anexo para pagamento que, na verdade, é falso. Isso também pode acontecer pelo WhatsApp, caso o usuário tenha o perfil roubado, ou mesmo copiado, e algum fraudador tente obter vantagens com isso.
 
Outro golpe é o de doações falsas, que é aplicado em situações de emergência ou em casos de forte apelo emocional, quando golpistas enviam mensagens por e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens pedindo doações e pagamentos por boleto que, na realidade, são falsos.
 
Como identificar um boleto falso?
 
Saiba quais itens devem ser observados para detectar um boleto falso.
 
Código de barras
O código de barras deve ser conferido para detectar potenciais fraudes. O número deve ser o mesmo tanto na parte superior quanto inferior do documento. 
 
Além disso, os 3 primeiros números devem ser do código do banco que emitiu o documento. Para checar a lista, é possível utilizar a ferramenta da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) com a relação completa.
 
Ao mesmo tempo, os últimos dígitos do código devem representar o valor do boleto. Se houver divergência, suspeite e não pague o documento.
 
Os dados do banco que emitiu o documento podem ajudar a identificar boletos falsos. Confira se a logomarca da instituição financeira é a mesma daquela que está representada no boleto. Além disso, verifique se os 3 primeiros dígitos do código de barras são o código do mesmo banco informado no documento, como mencionamos anteriormente.
 
Dados do beneficiário
 
O campo beneficiário deve trazer o CPF ou CNPJ de quem vai receber o pagamento do boleto. Além disso, é fundamental conferir o nome da loja, para entender se aquele é mesmo um boleto verdadeiro ou não.
 
Em caso de divergências, não pague o boleto. Vale a pena buscar por erros de digitação, logomarcas trocadas ou mesmo pesquisar o CNPJ na Receita Federal, para ter certeza de que o documento é ou não original.
 
Valor do pagamento
 
O valor do boleto deve estar informado no campo “valor do documento” e, também, ao final da numeração do código de barras. Se os números não forem os mesmos, suspeite e não pague.
 
Observe também se o valor cobrado no boleto é o mesmo informado pelo e-commerce ou loja.
 
Envio do documento
 
Evite visualizar, baixar e pagar boletos recebidos de remetentes desconhecidos em e-mails ou mensagens de redes sociais. Prefira sempre utilizar os canais oficiais de compras de lojas ou das instituições financeiras e visualizar os documentos por meio dessas páginas. 
 
Também não é indicado baixar e imprimir o boleto, pois golpistas podem invadir computadores e instalar programas que alteram as informações durante o processo de impressão. Prefira sempre visualizar o boleto na página ou abri-lo em arquivo PDF, desde que o remetente seja conhecido.
 
Paguei um boleto falso, o que fazer?
 
Confira o que fazer após pagar um boleto falso:
Comunicar o banco usado para o pagamento do boleto. A instituição pode bloquear a transação;
Informar a empresa utilizada na fraude, para que tome medidas de reforço de segurança;
Fazer um boletim de ocorrência, para que as autoridades possam investigar a ação criminosa.
Conheça o canal Reclame
 
Se você teve problemas com boleto falso ou qualquer outra queixa envolvendo fornecedores de produtos ou serviços, pode fazer a sua reclamação no canal Reclame, da PROTESTE. 
 
A sua mensagem é enviada para a empresa e a resposta da instituição chega na própria plataforma. Nossos associados ainda contam com o auxílio de especialistas em defesa do consumidor. Acesse o site ou ligue para 4020-7753.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS