quarta, 05 de outubro de 2022
Geral
17/08/2022 | 13:50

3º Encontro Estadual dos Autodefensores das APAES ocorre nesta quinta na Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina  sedia, nesta quinta-feira (18), o 3º Encontro Estadual dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina.  O evento é organizado pela Federação Catarinense das Apaes (Feapaes)  e tem o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Legislativo estadual. Conforme o presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso, são esperadas mais de 400 participantes. O evento ocorre das 9h às 16 horas.
 
“Nada sobre nós, sem nós”!  Esse protagonismo presente no lema das pessoas com deficiência é o que queremos fortalecer. É uma iniciativa que desperta para a autonomia e a independência da pessoa com deficiência, estimulando a participação delas no processo de tomada de decisões dentro das instituições.  Os autodefensores são legítimos porta-vozes dos anseios de seus companheiros junto à direção das Apaes”, explica Dr. Vicente.
 
O destaque da programação são as palestras: “A Importância da Família na Autodefensoria”, que será ministrada pelo Diretor Social da Apae de Xanxerê, Ivan Coriolano Durant Junior , e  “Autodefensoria e sua Importância na Defesa dos Direitos”, que será proferida pela  pedagoga e pós-graduada em Práticas Inclusivas e Gestão de Pessoas,  Vanessa Aparecida Ferreira, da Apae de Balneário Piçarras.
 
O evento é motivado pela Lei 16.327, de janeiro de 2014, que instituiu a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Apaes em Santa Catarina. Realizado sempre na segunda semana do mês de julho,  o evento deste ano teve que ser adiado para agosto devido ao aumento registrado de pessoas hospitalizadas por doenças respiratórias.
 
Quem são os Autodefensores 
 
Instituído no estado no ano de 2001, a autodefensoria integra um movimento da Federação Nacional de Apaes que procura abrir espaço para a participação dos alunos nas decisões e atos promovidos pelas instituições de educação especial. A cada três anos, dois alunos (um do gênero masculino e outro feminino) e seus adjuntos são eleitos diretamente pelos colegas para fazer parte da diretoria das Apaes.
 

JORNAL IMPRESSO
04/10/2022
30/09/2022
23/09/2022
16/09/2022

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS