quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/08/2022 | 13:48

Defesa Civil Nacional promove reunião com agentes federais para enfrentar frente fria que chega ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A Defesa Civil Nacional, em ação conjunta com as agências que integram o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), está atuando na preparação para o enfrentamento à frente fria que atingirá as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país a partir desta quarta-feira (17).
 
Além da queda de temperatura, a frente fria poderá causar chuvas intensas, tempestades, ventos fortes, geadas e até neve nas serras gaúcha e catarinense. 
 
A ação integrada, alinhada em reunião on-line realizada na terça-feira (16), conecta todos os agentes federais que compõem o Sistema Federal aos estados, para atuarem na fase de preparação dos municípios para a chegada da onda de frio, protegendo a população dos efeitos dos desastres. Alertas já estão vigentes.
Um dos principais objetivos do encontro virtual foi traçar planos de contingência e ações de cuidados de cada estado e município com os mais vulneráveis, especialmente moradores de rua, idosos e crianças.
 
“Esta ação é de suma importância para a população, porque os estados podem se preparar adequadamente para cada tipo de problema e para que tenham uma resposta própria. Isso demonstra o amadurecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, explica a coordenadora de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Rosane Duque Estrada Vieira. “Estamos cada vez mais nos antecipando aos eventos, com a finalidade de resguardar a vida das pessoas. São ações fundamentais para a população como um todo”, destaca.
 
Participaram da reunião representantes dos ministérios do Desenvolvimento Regional; da Cidadania; da Mulher, Família e Direitos Humanos; da Saúde e do Programa Pátria Voluntária, além das defesas civis dos estados que serão afetados pela frente fria.
 
O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil
O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) é constituído por órgãos e entidades da administração pública federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e por entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil, sob a centralização da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), além da ampla participação da sociedade civil. O objetivo é evitar desastres e minimizar seus efeitos a partir de um conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e reconstrução.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS