sexta, 19 de abril de 2024
Esportes
07/07/2022 | 10:02

Curso de percussão e capoeira forma novos alunos em Itajaí

No próximo dia 15, estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e crianças da Escola Profº Pedro Paulo Philippi de Itajaí-SC irão se formar no Curso de Capoeira e Percussão ministrado por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Governo Estadual. Três turmas foram ministradas com aulas semanais aliando conteúdos teóricos, históricos e práticos contribuindo com o desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e o fortalecimento da autoestima dos participantes. 
 
“Para encerrar as atividades, haverá entrega dos certificados, as crianças farão apresentação de movimentos de capoeira e os adultos farão um seminário apresentando suas pesquisas e percepções de como a capoeira contribui para o desenvolvimento humano”, comenta a produtora do projeto, Ana Clara Marques. A ação contará com acessibilidade por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e acontecerá em dois momentos: 8h com as crianças e 19h com os adultos.
 
Segundo a professora Nívia Maria Vieira Carvalho, do CEJA, a atividade contribuiu com a formação dos estudantes. “Vejo que a capoeira contribui no desenvolvimento humano, na saúde física e emocional elevando a autoestima dos participantes. Ficou evidente como a capoeira exprime disciplina, hierarquia e respeito, contribuindo com a formação de quem participou dos encontros”.
 
O curso foi realizado no prédio onde funcionam as duas unidades educacionais localizado na Rua Jorge Mattos, S/Nº, no Centro de Itajaí-SC e seguiram a metodologia de Educação Abadá Capoeira e as aulas foram ministradas pelo professor Reinaldo Velasques. Este curso foi aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Culturas Populares Edição 2021 – Prêmio Culturas Negras, com recursos da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina e realização do Instituto Campeões da Vida.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS