sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/07/2022 | 17:37

INIS é o primeiro órgão ambiental da região 100% digital

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) é o primeiro órgão ambiental da região 100% digital. Todos os atendimentos realizados pelo instituto podem ser acompanhados pelo contribuinte ou requerente pela internet. O INIS utiliza o Aprova Digital, software disponibilizado pela Secretaria de Tecnologia de Itajaí para diminuir a burocracia, reduzir o uso e consumo de papel e acabar com o deslocamento ao órgão ambiental.
 
Antes do Aprova Digital era necessário fazer as solicitações, por exemplo, de Licenças Ambientais, impressas em papel e presencialmente no INIS. Agora tudo pode ser feito pela internet, desde o envio do pedido, a entrega da documentação e o acompanhamento do processo, que é analisado pelos servidores. “Todo o processo é feito com segurança, facilidade de acesso e controle de dados. Com isso eliminamos o alto consumo de papel que tínhamos aqui no INIS e garantimos mais agilidade”, destaca o diretor presidente do órgão, Mario Cesar Ângelo.
 
Para que o atendimento seja ainda mais rápido e eficiente, o INIS tem um servidor disponível para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos aos contribuintes e empresas que necessitam das licenças e documentos que o órgão emite. Mas a intenção é melhorar ainda mais esse atendimento: “Queremos disponibilizar um computador aqui no INIS para proporcionar o acesso ao Aprova Digital e ao acompanhamento de seus processos”, garante Mario.
 
O Aprova Digital é uma tecnologia que utiliza a nuvem, isso quer dizer que não precisa ser instalado no computador, por esse motivo não ocupa espaço e possibilita facilidades, como o acesso de qualquer local ou de dispositivo móvel. “O Aprova Digital trouxe muitos ganhos para o licenciamentos ambientais, abertura de empresas e alvará de contrução em nosso município. Com a implantação do sistema, esses processos que agora são totalmente digitais são mais ágeis, permitem rastreamento e geram indicadores para a gestão, o que possibilita uma evolução constante. Estamos trabalhando em muitos projetos inovadores para tornar Itajaí a cidade mais digital de nosso estado”, afirma Murilo Sodré, secretário municipal de Tecnologia.
 
Para o setor de Licenças Ambientais do INIS, a entrega de documentos de forma digital gerou benefícios. Segundo o diretor presidente do instituto, os contribuintes e profissionais da área já fazem o protocolo pelo Sinfat.
 
“Esse sistema permite que o usuário faça o protocolo on-line para análise dos processos ambientais. A implantação no município gerou muitos ganhos, hoje não recebemos nenhum documento físico, é tudo digital, e pelo Sinfat é possível verificar como está o processo e qual servidor está analisando o caso. O contribuinte pode mandar mensagem para o analista, que devolve o processo com as correções necessárias. Quando tudo está correto, a licença é emitida também on-line. É mais transparência e agilidade para todos”, finaliza Mario.
 
O Aprova Digital tem ainda outros benefícios, como economia de recursos públicos, mais produtividade ao trabalho dos servidores e mais transparência e eficiência ao cidadão. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS