sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
28/06/2022 | 09:30

Município de Itajaí reforça cuidados contra doenças respiratórias no inverno

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, reforça os cuidados com doenças respiratórias. Além da Covid-19, a transmissão da gripe influenza e de resfriados é mais comum nessa época do ano. A população deve ficar atenta aos sintomas, intensificar as medidas preventivas e buscar atendimento sempre que necessário.
 
Em caso de sintomas gripais leves, como tosse, coriza, febre moderada, dor no corpo e cansaço, os cidadãos devem buscar as unidades básicas de saúde localizadas nos bairros. Os chamados postinhos contam com atendimento médico, agendamento de testagem em laboratórios conveniados e fornecimento de medicação.
 
Caso apresente sintomas moderados a graves, como febre alta e dificuldade para respirar, o morador deve buscar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, no bairro Cordeiros ou junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no São Vicente.
 
“Pedimos que a população fique atenta a essas orientações para evitar sobrecarregar as UPAs do município. Casos leves podem receber atendimento e tratamento mais rápido nas unidades de saúde”, orienta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.
 
UPA Cordeiros passará a coletar testes de Covid-19
 
A partir da próxima segunda-feira (04), a UPA do Cordeiros também passará a coletar testes de Covid-19. A organização das salas de coleta e o treinamento dos servidores já começaram. O horário de atendimento será das 7h às 19h, inclusive nos finais de semana.
 
A Secretaria de Saúde de Itajaí orienta ainda que a população siga com as medidas de prevenção às doenças respiratórias: lavar frequentemente as mãos ou usar de álcool em gel para higienização, manter os ambientes arejados e o esquema vacinal contra Covid-19 e a influenza em dia, bem como reforçar o uso de máscara e manter o isolamento social se tiver sintomas gripais. Em caso de sintomas, procure atendimento médico para receber o tratamento adequado. 

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS