sexta, 29 de março de 2024
Economia
23/06/2022 | 16:00

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes movimenta mais de 1,3 milhão de toneladas em maio

Durante o mês de maio, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou 126.306 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), alcançando a marca de 1.385.808 toneladas de cargas movimentadas em contêineres.
 
Ao todo, durante o mês de maio, o Complexo Portuário registrou ainda 78 atracações, sendo 19 realizadas na APM Terminals (margem direita/área arrendada), 05 no TEPORTI e 03 no Cais Comercial, 01 na Poly Terminals, e 02 no Terminal Barra do Rio. No Terminal PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes), a movimentação registrada no decorrer do mês de maio somou 48 escalas, com 96.934 TEU’s e 1.050.671 toneladas na movimentação de cargas em contêineres.
 
No Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals/área arrendada), foram movimentados 29.372 TEU’s com 335.137 toneladas na movimentação de cargas em contêineres registrados.
 
Ao considerar a movimentação total de cargas, seja de carga a granel, em contêiner ou contêineres vazios, a movimentação total de cargas do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes foi de 1.489.301, considerando movimentação de cargas de exportação e importação.
 
Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o registro operacional nas movimentações durante o mês de maio, indicam um provável crescimento para o próximo semestre:
 
“É fundamental que se entenda a contribuição de um servidor portuário dentro das operações. Uma movimentação mensal com resultados positivos, geralmente é causada através do desempenho operacional realizado por eles. Portanto, a eficiência do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, se comprova em razão da sua movimentação e crescimento, por meio de investimentos contínuos que visam a melhoria de todos os setores. Provavelmente, teremos números ainda mais expressivos para este semestre que se inicia, evidenciando a necessidade do Porto de Itajaí permanecer competitivo no mercado, por meio dos índices diários, no qual, representam constantemente sua capacidade de gestão pública e Municipal”, afirma Fábio.
 
No período de janeiro a maio deste ano, o Porto de Itajaí, em sua área pública, recebeu a 3ª atracação de navios com cargas de celulose. A próxima embarcação contendo este tipo de operação, já está com data prevista para chegada nos próximos dias.
 
A celulose é um tipo de carga que pode ser movimentada em fardos ou em forma de bobinas. Por se tratarem de produtos extremamente frágeis, a logística nos segmentos de papel e celulose exige o emprego de equipamentos específicos e cuidados especiais, de modo a proteger as cargas e evitar que sejam, principalmente, molhadas ou danificadas. A primeira operação de celulose no Porto de Itajaí, ocorreu em agosto de 2019 através do navio, SAGA FANTASY, contendo 6.314 toneladas de bobinas de celulose.
 
O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, ressalta o marco de 900 giros na área da nova Bacia de Evolução, e sua relevância para as operações portuárias do Complexo:
 
“A competência dos trabalhadores portuários de Itajaí, é comprovada diariamente através dos resultados obtidos nos índices de movimentação. O mês de maio foi expressivo para as operações do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, contribuindo para o marco de 900 giros na área da nova bacia de evolução, demonstrando novamente, a eficiência da Autoridade Portuária. Com o porto em constante desenvolvimento em todos os setores, certamente iremos ultrapassar o número de movimentação de mês em mês, com muito empenho e dedicação para permanecemos com uma operação portuária de crescimento e referência nacional”, destaca Volnei Morastoni.
 
Ainda no mês de maio, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes atingiu a marca de 900 giros na área da Nova Bacia de Evolução. A 900ª (Noningentésima), manobra foi registrada com o navio de bandeira do Panamá. Com 285 metros de comprimento e 40 metros de largura, sua desatracação ocorreu no terminal da Portonave (berço 03). O sucesso da primeira etapa da Bacia de Evolução, evidenciou a intrínseca necessidade de continuar a segunda etapa das obras, onde navios maiores certamente irão impulsionar economia da cidade, e do estado de Santa Catarina.
 
Evidenciando ainda o movimento intenso de operações no porto público, desde março foram realizadas quatro atracações pelos navios FLORIDA HIGHWAY e CALIFORNIA HIGHWAY, com 2363 veículos da montadora alemã BMW, totalizando uma movimentação de 4816 toneladas. Este tipo de operação é conhecido mundialmente pelo tipo ROLL ON ROLL OFF, quando os veículos são conduzidos para fora da embarcação, e encaminhados para uma área primária do porto, e, posteriormente transportados por cegonheiras até seu destino final para comercialização.  
 
Obs: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de maio de 2022 pode ser conferido no link abaixo:
 
https://www.portoitajai.com.br/estatistica-de-maio-de-2022

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS