sexta, 19 de abril de 2024
Cultura
21/06/2022 | 16:54

Saragaço: festa tradicional envolve a comunidade e celebra a pesca artesanal da tainha em Bombinhas

Em julho, Bombinhas será palco da maior festa de encerramento da pesca artesanal da tainha. A sexta edição do Saragaço, tradicional evento de confraternização entre os pescadores da pesca artesanal, acontece de 15 a 17 de julho, na praia de Bombinhas, com entrada gratuita. A festa reúne gincana entre os ranchos de pesca, apresentações culturais, gastronomia típica e noite de arraiá.
 
O Saragaço é um evento que integra e envolve pescadores, comunidade tradicional e visitantes, buscando o fortalecimento da pesca artesanal da tainha enquanto patrimônio cultural de Bombinhas e do estado de Santa Catarina. A ideia é incentivar, conscientizar e despertar nas novas gerações o interesse de dar continuidade nessa tradição milenar.
 
Para esta edição, 14 ranchos de pesca dos municípios de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Balneário Camboriú estão confirmados. Algumas tarefas já foram divulgadas e começaram a ser realizadas pelos pescadores. Além das provas tradicionais, como a prova da tarrafa, arremesso de boia e arrecadação de lacres para serem revertidos em cadeiras de rodas, a novidade deste ano é a prova ‘Mar à Tona’, uma corrida de canoas de um pau só que promete agitar ainda mais o evento.
 
‘Este ano temos dois motivos que tornam a edição do projeto ainda mais especial: primeiro, porque estamos retornando o encontro presencial depois de dois anos de pandemia e, segundo, esta é a primeira edição da nossa maratona com canoas de um pau só. E é assim, sempre evidenciando elementos da nossa cultura e envolvendo a comunidade tradicional, que tornamos o Saragaço um projeto importante para salvaguardar uma parte da nossa história’, explica Adauto Saturnino Januário, coordenador geral.
 
Em cinco anos de realização, o Saragaço já reuniu mais de 40 canoas artesanais, 450 camaradas participantes, 62 provas, mais de mil pessoas envolvidas nas tarefas das gincanas e a participação de cinco associações culturais. Também são promovidas ações em escolas públicas municipais, com atividades recreativas sobre a pesca artesanal.
 
O evento é realizado pela Associação Saragaço e tem patrocínio diamante da Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do edital Mestre Cantalício Rocha do Fundo Municipal de Cultura, e da Cooperativa Sicredi. Também conta com o investimento de mais 28 empresas, entre patrocinadores e apoiadores.
 
Fotos: Divulgação Saragaço

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS