quinta, 28 de março de 2024
Cultura
17/06/2022 | 14:01

Concerto com orquestra e grande coro celebra os 162 anos de Itajaí

Itajaí completa 162 anos de emancipação nesta quarta-feira (15), mas a programação comemorativa estende-se ao longo deste mês. Uma das celebrações mais esperadas é o concerto oficial de aniversário da cidade, com apresentação da orquestra e um grande coro formado por grupos locais. As apresentações ocorrem na Praça da Igreja Matriz nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), a partir 20h.
 
Na noite do concerto oficial (17), haverá a estreia da produção audiovisual "Por onde você anda?", que retrata em 10 minutos parte da história de Itajaí. O documentário será exibido nas duas noites de concerto e nos eventos de distribuição do bolo, nos bairros da cidade.
 
Sob regência de Normélio Pedro Weber, superintendente administrativo das Fundações, 12 corais integram o grande coro do concerto de aniversário. Os grupos representados são: Coro Vozes do Vale, Coral Villa Lobos, Coro Carpe Diem, Coral da Câmara de Vereadores de Itajaí, Coral do Santíssimo Sacramento, Coral Fermata, Grupo Vocal Entrei pelo Canto, Grupo Vocal Ad Libitum, Coral Som da Caixa, Grupo Vocal Cantando Por Aí, Coral da Igreja Luterana e Coral da Uniavan.
 
Já a orquestra tem 18 integrantes, com regência do músico Arnou de Melo. A banda base conta com os seguintes instrumentos: bateria, contrabaixo, piano e guitarra, seis instrumentos de sopro e oito instrumentos de corda.
 
Os arranjos foram criados por Arnou de Melo e Braion Zabel, enquanto a concepção e produção são de Arnou de Melo, Hilda Deola e Normélio Pedro Weber. O repertório conta com 13 canções de gêneros variados, composições populares nacionais, internacionais e catarinenses, em nova roupagem. Há músicas de Carlinhos Niehues, Daniel Lucena, Bon Jovi, Andrea Bocelli, John Lennon, Paul Mccartney, Elvis Presley, Freddy Mercury, Beethoven, entre outras surpresas para o público.
 
Documentário sobre Itajaí
 
"Por onde você anda?" é um documentário que retrata, em 10 minutos, parte da história da cidade de Itajaí a partir de um passeio de bicicleta por diferentes bairros. O audiovisual questiona as pessoas que transitam no local se elas conhecem sua história, ou seja, se elas sabem por onde andam.
 
A ideia para o documentário surgiu entre os integrantes da Câmara Setorial de Audiovisual, do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí, e foi criado para a celebração dos 162 anos do município. A produção contou com o trabalho de profissionais, em sua maioria, integrantes da Câmara Setorial, todos residentes em Itajaí. Além disso, a obra será disponibilizada em diferentes versões com recursos de acessibilidade: versão com Libras, versão com Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e versão com audiodescrição para pessoas cegas ou de baixa visão.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS