sábado, 20 de abril de 2024
Cultura
17/06/2022 | 14:00

Livro conta a história do Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana

Grupo de Poetas e Escritores Mário Quintana (GPEMQ), de Itajaí-SC, reconhecido por sua intensa atuação nas décadas de 80 e 90 com realização de recitais, performances, saraus e demais eventos literários para promover a poesia, ganha obra literária, publicada pela Editora Traços & Capturas. O lançamento ocorre durante o 5º Festival Literário de Itajaí (FLI), no sábado, dia 18/06, às 17 horas, com intervenção artística “Ultra-realismo”. O projeto foi contemplado na Lei de Incentivo à Cultural, da Fundação Cultural de Itajaí e conta com renúncia fiscal da empresa de logística Rogério Phillippi.
 
A narrativa da obra é composta por textos de autoria de Marlene de Fáveri, pesquisadora e autora na área de História e tem a coordenação editorial do escritor e historiador André Soltau. Os textos históricos somam com fotos, recortes de jornal, cartazes, zines, poemas, crônicas e textos produzidos pelos integrantes do GPEMQ entre os anos de 1988 a 1991, organizados pelo coordenador artístico Nassau de Souza. O prefácio do livro é de Tchello dBarros. Os integrantes do GPEMQ são: Carlos Rogério Mueller, Jean Carlos Reinert, Júlio Cesar Andrioni, Marlene de Fáveri, Nassau de Souza e Orlando Ferreira. 
 
O livro revisita a memória cultural de Itajaí por meio da ação do Grupo de Poetas que atuou na cidade entre os anos 1988-1991. A publicação da antologia iconográfica pretende promover o registro de um momento efervescente na cidade de Itajaí. “Recuperar este tempo de efervescências na cultura em Itajaí contextualizando com o que se passava em todo o país - é um caminho de retorno às memórias e experiências de um grupo que moveu a cena e provocou  a expressão literária em suas diversas possibilidades e nos sonhos de mudar o mundo com as ferramentas da arte”, salienta André Soltau, coordenador editorial. 
 
RECITAL
Após o lançamento da obra “Ultra-realismo na cena literária de Itajaí” será promovido a  intervenção ULTRA-REALISMO, com direção da atriz Valéria de Oliveira e o elenco será composto pelos Integrantes do GPEMQ que farão um “revival” dos poemas e canções executadas nos Recitais da Ecologia Ultra Realista, apresentados em parceria com o Ensamble Produções Teatrais, entre os anos de 1989 e 1991. O recital também contará com artistas da poesia e da voz que atuam na cena literária contemporânea de Itajaí.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS