quinta, 18 de abril de 2024
Geral
24/05/2022 | 13:35

Projeto Escola no Porto retorna com visitas de acadêmicos e professores, após dois anos de pandemia

O Projeto intitulado “Escola no Porto”, criado pela Coordenação do Trabalho, Segurança e Sustentabilidade – COAMB, recebeu, na última sexta-feira (20), alunos da Universidade Central de Educação FAEM Faculdade – UCEFF, de Chapecó. Dentre eles, estavam acadêmicos das disciplinas de Contabilidade, Engenharia de Produção e Administração.

Após a chegada, todos os participantes foram recepcionados e encaminhados ao Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, onde prestigiaram uma palestra ministrada pela Coordenadora da COAMB, Engª Médelin Pitrez dos Santos.

Durante a apresentação, foram abordados assuntos como a evolução e história do porto de Itajaí, programas exclusivos sobre Meio Ambiente, ampliação portuária, estatísticas em referência de diversas premiações em nível nacional, profundidade do canal de acesso aos portos, segurança e movimentação portuária, entre outros assuntos relevantes. Em seguida, foram acompanhados pela sua equipe até a base de operações de emergência da SUATRANS Marine, empresa contratada para o atendimento em caráter de emergências e urgências.

Ao final da visita, o grupo se deslocou ao terraço do edifício da APM Terminals (empresa arrendatária que realiza as operações no porto de Itajaí), para uma vista panorâmica das operações da área primária do Porto de Itajaí, bem como a de uma embarcação repleta de contêineres que estava realizando o giro para atracação na área da bacia 01.

O projeto Escola no Porto estava ativo desde 2019, onde naquele ano chegou a receber cerca de 1140 alunos de graduação e ensino médio, de diferentes escolas, universidades e disciplinas. No entanto, ao longo destes dois anos, precisou ser interrompido, devido ao aumento de casos que a Covid-19 provocou, reduzindo o número de visitas e com isso, visando medidas protetivas de contenção na pandemia.

“É com imensa satisfação que anunciamos o retorno do projeto Escola no Porto, após estes dois anos. A visita tem a intenção de promover a integração do Porto de Itajaí com escolas e universidades. Essa relação Porto Cidade é fundamental, e sempre foi feita com muito empenho e dedicação aos visitantes, universitários e professores em geral. A intenção é focar no ambiente educacional dos municípios que compreendem a região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), para que se tenha o conhecimento da grandiosidade que é o Complexo Portuário, e uma proximidade cada vez mais entre o porto e comunidade”, esclarece o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Dentre as universidades que já realizaram visitas estão: Universidade Estadual de Ponta Grossa, UNIDAVI (Rio do Sul), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-Florianópolis), Instituto Parque Dom Bosco (Itajaí), Centro Universitário Católico (Jaraguá do Sul), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI-Itajaí), SENAI (Curitiba), etc.

Com o retorno do projeto Escola no Porto, o professor do curso de Engenharia de Produção e Administração da UCEFF, Stefan Antonio Bueno, esteve acompanhando o envolvimento dos acadêmicos durante a palestra, na base de operação de emergências e vista panorâmica da APM Terminals, onde destacou a importância e a oportunidade do encontro:

“O programa é interessantíssimo. Mesmo por não ser da área de logística, é preciso saber um pouco porque a operação do Porto de Itajaí é essencialmente logística, sendo assim, setores como segurança e meio ambiente estão ligados diretamente a essa área. Com a vinda dos universitários, por mais que façamos uma visita para buscar e aprofundar conhecimentos diversos sobre meio ambiente, nós percebemos outros assuntos extremamente relevantes desta área. É muito prazeroso por exemplo, ver todos os programas que são utilizados para se fazer a devida manutenção do rio, e essa sinergia que tem entre a cidade e o porto, de fato é a visão que eu sempre pensava”, acrescenta o professor Stefan.

Para as instituições universitárias ou escolas públicas e particulares que tiverem interesse em participar do programa Escola no Porto, podem entrar em contato pelo número de telefone: (47) 3341-8065 e ou através dos e-mails: medelin@portoitajai.com.br /  meioambiente@portoitajai.com.br


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS