sexta, 19 de abril de 2024
Geral
19/05/2022 | 10:30

Apadrinhamento pode transformar a vida de crianças e adolescentes acolhidas em Itajaí

O projeto de Apadrinhamento, da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca de Itajaí, foi lançado em setembro de 2021 e segue em busca de padrinhos e de madrinhas. Atualmente nove acolhidos aguardam por apadrinhamento em Itajaí, mas este número costuma variar bastante. O juiz Fernando Machado Carboni destaca que o principal objetivo do projeto é propiciar experiências afetivas, tanto familiares quanto comunitárias, e favorecer o sentimento de pertencimento e estabilidade emocional à crianças e adolescentes que estão sob medida de proteção de acolhimento.
 
Na comarca, o projeto é focado em adolescentes, crianças com mais de oito anos ou acolhidos de qualquer idade em caso de necessidades especiais moderadas ou graves. Além disso, atende à grupos de irmãos vinculados afetivamente, tendo o irmão mais novo a idade mínima de oito anos, e com possibilidade remotas ou inexistentes de reintegrando familiar ou de adoção.
 
Há três modalidades de apadrinhamento: afetivo, prestador de serviços e provedor. O afetivo é aquele em que o padrinho visita regularmente a criança ou adolescente, proporciona a promoção social e afetiva e revela possibilidades de convivência familiar e social saudáveis. O prestador de serviços é aquele em que o padrinho (pessoa física ou jurídica) por meio de ações de responsabilidade social junto às instituições, cadastra-se para atender crianças e adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho. Por fim, o apadrinhamento provedor é aquele em que o padrinho (pessoa física ou jurídica) dá suporte material ou financeiro para a criança ou ao adolescente.
 
A pessoa interessada em ser padrinho ou madrinha deve ter mais de 18 anos e entrar em contato com a equipe técnica interdisciplinar da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da comarca de Itajaí pelo telefone do serviço social: (47) 3261-9474 ou pelo e-mail: itajai.social@tjsc.jus.br.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS