quinta, 28 de março de 2024
Saúde
18/05/2022 | 13:32

Queda na temperatura pode intensificar dores no joelho e quadril em pessoas com artrose

A queda nas temperaturas ocorrida nesta terça-feira (17), em todo o Brasil, principalmente na região sul do país, pode afetar pessoas com artrose e problemas relacionados às articulações do joelho e quadril.
 
Em Curitiba, na capital paranaense, o dia amanheceu gelado com uma temperatura de 4ºC e a máxima não deve passar de 12ºC. Especialmente os idosos e pacientes que já sofrem com dores nos joelhos e quadris, a baixa temperatura já gera impacto nos movimentos.
 
De acordo com o ortopedista e cirurgião especialista em joelho e quadril, Thiago Fuchs, essa é uma queixa frequente nos consultórios quando o inverno chega. "Pacientes com lesões degenerativas, como artrose de joelho e quadril, e lesões inflamatórias, como tendinites e tendinopatias, têm maiores queixas. Isso ocorre porque o frio afeta o metabolismo e a circulação sanguínea, intensificando os sintomas. A prática de atividade física e o tratamento adequado são fundamentais nestes casos”, explica Thiago. 
 
Artrose 
 
Também chamada de osteoartrite, essa é uma doença crônica que consiste no desgaste da cartilagem que envolve o osso, provocando um atrito nas articulações, principalmente no joelho e quadril. Entre as causas mais comuns estão a sobrecarga nas articulações provocadas pelo excesso de peso e obesidade, traumas que podem causar fraturas, lesões de ligamentos, meniscos e cartilagem, prática esportiva excessiva ou sem acompanhamento profissional, falta de preparo físico e sedentarismo e desgaste natural da cartilagem ao longo do tempo com o avanço da idade. 
 
O ortopedista e especialista em cirurgia do joelho há mais de 30 anos, Rogério Fuchs, explica que a artrose afeta a qualidade de vida dos pacientes de modo significativo. Segundo ele, o joelho é considerado uma das articulações do corpo que mais trabalha próximo aos seus limites fisiológicos, o que aumenta as chances de lesão. 
 
"Quando esfria, há uma diminuição da pressão atmosférica, e isso alteraria a pressão dos micros vasos e micro artérias, o que pode ocasionar desconforto. É importante lembrar que pessoas que foram submetidas a cirurgias ósseas ou articulares também podem apresentar essa dor em dias mais frios nos primeiros dois anos do pós-operatório, diminuindo com o passar do tempo”, afirma Rogério. 
 
Ele alerta que quando a intensidade da dor é maior, o recomendado é procurar um ortopedista especializado para avaliação e tratamento adequado
 
Foi o caso da pedagoga, Márcia Monteiro. Depois de dez anos sofrendo com artrose no joelho direito, ela fez a cirurgia de prótese com os cirurgiões do Instituto Fuchs. 
 
"Sofria muito com a artrose e as dores no joelho eram ainda mais acentuadas com a chegada do inverno. Hoje, após um ano e meio de colocação da prótese no joelho direito, não sinto mais dores e consigo inclusive praticar atividade física. Vou para a academia todos os dias”, conta a pedagoga de 61 anos.
 
Artrose tem cura?
 
A artrose é uma doença que não tem cura. O problema é caracterizado pelo desgaste da cartilagem dos dois lados da articulação. Existem tratamentos paliativos, mas o fim do problema está relacionado com uma artroplastia da articulação afetada pela doença.
 
“A artrose ainda é uma doença irreversível. O mundo busca o estudo sobre a artrose e quais as soluções para esse problema articular. A cirurgia substitui a artrose por uma prótese. Já os tratamentos biomecânicos, posturais, analgésicos e terapias biológicas buscam a melhora da condição da articulação para ganhar mais tempo e durabilidade”, afirma Thiago Fuchs.
 
“Até o momento, nós temos tratamentos preservadores e paliativos. A cura é uma cirurgia de substituição, uma artroplastia da articulação, no caso do quadril, uma prótese total do quadril”, finaliza o especialista.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS