sábado, 20 de abril de 2024
Saúde
18/05/2022 | 13:29

Dr. Vicente destaca trabalho de médico catarinense que liderou pesquisa de destaque internacional

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (17), um trabalho científico inovador no campo da neurociência sobre os transtornos psiquiátricos que envolvem ansiedade e medo. A pesquisa foi liderada pelo médico e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roger Walz, que recebeu no mês de maio o Prêmio Pesquisa de Destaque da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFSC).

 A pesquisa foi publicada na prestigiada revista científica Molecular Psychiatry, do Grupo Nature, e teve destaque internacional. “Que essa conquista se espalhe em todas as universidades e sirva de estímulo para que mais jovens se dediquem à ciência e para que o poder público invista  no setor”, afirmou o deputado.

 Natural de São Francisco do Sul, Roger Walz lidera o projeto de pesquisa “Potenciais Marcadores de Prognóstico e Alvos Terapêuticos aplicáveis às doenças neurológicas e psiquiátricas”. Ele é  pesquisador  1A , considerado o mais alto nível na classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 “Quero parabenizar  todo esse trabalho e esforço do professor Roger, de sua equipe,  de todos os pesquisadores envolvidos e da UFSC. É realmente algo extraordinário no sentido de que manifestações psiquiátricas possam ser rastreadas no cérebro humano, possibilitando avançar no tratamento e em questões que ainda provocam uma série de dúvidas à ciência médica”, afirmou o deputado, que é médico neurologista.

 O estudo, focado em detectar marcadores de doenças neurológicas e psiquiátricas, analisou amostras do tecido cerebral que é retirado de pacientes submetidos a neurocirurgia de epilepsia, recurso utilizado em pessoas que não respondem a nenhum dos medicamentos disponíveis. Dessa forma, tornou possível demonstrar de forma inédita a associação entre marcadores neuroquímicos específicos de estruturas cerebrais e manifestações clínicas de ansiedade em seres humanos. Isso ajuda a compreender manifestações psiquiátricas nos pacientes, principalmente aquelas que envolvem a ansiedade, o medo e o stress pós-traumático, conforme explicou o parlamentar.

 Investimento em ciência

Em seu discurso, Dr. Vicente aproveitou para defender mais investimento em ciência. “Temos ilhas de desenvolvimento científico e tecnológico. Mas o  Brasil, devido à falta de  uma consciência maior, não só deste governo, mas também de outros  que o antecederam, dificulta  investimento maior em ciência e em tecnologia, na descoberta de novos talentos”,  criticou o deputado, afirmando que essa situação leva o país à dependência científica em muitas área do conhecimento.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS