sexta, 19 de abril de 2024
Meio Ambiente
26/04/2022 | 17:11

Projeto convida voluntários para participar de limpeza na Atalaia e no Rio Itajaí-Açu

Máscaras descartáveis, bitucas de cigarro, isopor e garrafas plásticas foram os materiais mais recolhidos pelos voluntários que participaram das atividades do projeto We Nature, na Praia da Atalaia e nas margens do Rio Itajaí Açu. Mas, itens como artigos de pesca, pneus e até geladeira já foram encontrados durante as ações realizadas neste ano.
A iniciativa, viabilizada pela marca canadense brasileira Core Case, é feita em parceria com a ONG Eco Local Brasil, comunidade e apoiadores locais. As atividades contemplam a limpeza de praias e rios localizados na região Sul do Brasil. 
Segundo os organizadores, em 2022 o projeto já recolheu 311 quilos de resíduos no Rio Itajaí-Açu e na orla da Praia do Atalaia. Esse montante foi recolhido em duas ações, realizadas nos meses de fevereiro e março.
“A maioria dos itens encontrados representa mais volume do que peso, já que se tratam de materiais leves. Então imagine quantas bitucas de cigarro são necessárias para completar um quilo. E no dia seguinte à ação de limpeza, elas já são facilmente encontradas na areia da praia de novo”, observa Eduardo do Rosário, gerente da Core Case.
O organizador reconhece que a ação é paliativa, mas também exerce um papel de conscientização, tanto para quem participa quanto para quem apenas observa as iniciativas acontecerem.
“Embora as bitucas sejam deixadas nas praias diariamente, pelos frequentadores, sabemos que parte do que é encontrado no Rio também vem de outras cidades e talvez esteja há muito tempo na natureza. Encontrar esses objetos de mais durabilidade e pouco uso, como o plástico por exemplo, também nos leva a refletir sobre os nossos hábitos de consumo”, observa.
Como ajudar
No próximo sábado (30), o projeto We Nature organiza uma nova ação de limpeza na orla da Praia do Atalaia e na margem itajaiense da foz do Rio Itajaí-Açú. Voluntários interessados em ajudar, podem comparecer no Molhes do Atalaia, às 9h. 
O coordenador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira, recomenda que os participantes vistam roupas leves e usem calçados confortáveis e bem fechados. Outras dicas são usar boné ou chapéu, filtro solar e levar uma garrafa reutilizável para garantir a hidratação.
A organização do Projeto disponibilizará todos os equipamentos e utensílios necessários e, antes do início das atividades, também dará instruções importantes aos participantes.

CRÉDITOS: Divulgação / Projeto We Nature


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS