sexta, 29 de março de 2024
Cultura
26/04/2022 | 17:09

Grupo de Música formado por pessoas autistas se apresenta no Balneário Shopping

Nesta quarta-feira, 27 de abril, o Grupo de Música da AMA Litoral-SC (Associação de pais e amigos dos autistas) fará uma apresentação no Balneário Shopping. A ação faz parte do encerramento da campanha do Abril Azul, que durante todo o mês contou com ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Balneário Shopping. A apresentação é aberta ao público e terá início às 14h30 no piso L1 próximo ao Outback. De acordo com a coordenadora administrativa da AMA Litoral-SC, Catia Cristiane Purnhagem Franzoi, o grupo de música consiste em um grupo de adolescentes e adultos autistas se aventurando pelo universo da música, beneficiando-se dos estímulos por ela promovidos, socializando, construindo e vivendo a arte. “Apresentar este processo é algo novo e desafiador, são muitos sons, muitas pessoas, muitos estímulos, mas faz parte dos nossos objetivos superar espectativas”, ressalta.

A campanha do Abril Azul iniciou com a Sessão Azul em parceria com a AMA Litoral, realizada no dia 2 de abril no GNC Cinemas, com a exibição do filme “Os caras malvados”  - em sala adaptada com som mais baixo, luzes parcialmente acesas e saída livre - e também contou com a distribuição de desenhos do artista Thor Cugnier Guenther, um menino autista de Balneário Camboriú, que já escreveu e ilustrou quatro livros. A campanha encerra com a apresentação do Grupo de Música da Ama Litoral-SC, que irão performar duas músicas.  “O Balneário Shopping está sempre preocupado em oferecer boas experiências para toda a família, e as ações do Abril Azul, além de promover a inclusão, também buscam proporcionar a valorização das pessoas com TEA e apesar do mês ter acabado nossos esforços em inclusão perduram durante todo o ano”, explica Fábio Quintana, gerente do Balneário Shopping. 

Estacionamento exclusivo e capacitação

O Balneário Shopping conta com duas vagas exclusivas para pessoas com TEA (além das vagas para pessoas com necessidades especiais), marcadas com o símbolo do quebra-cabeça. Para utilizar as vagas é necessário deixar à vista, no interior do carro, a carteirinha de prioridade ou a Carteirinha de Identificação do Autista (CIA).

Além das vagas, no final de 2021, os colaboradores do shopping foram capacitados para atender da melhor forma os portadores de TEA e seus familiares. O treinamento foi em parceria com a AMA (Associação de pais e amigos dos autistas) e o Estado-Maior-Geral (EMG) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) que orientaram a equipe do shopping sobre as formas corretas de atendimento e abordagem, além de elucidar sobre as leis e os direitos voltados aos autistas. 

Essas ações fazem parte de uma iniciativa inédita em Santa Catarina, da Almeida Junior, que ocorre em todos os seis shoppings da rede e busca reforçar o compromisso do grupo em acolher e proporcionar o melhor atendimento para todos.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS