sábado, 20 de abril de 2024
Economia
26/04/2022 | 13:47

31ª SC Trade Show registra crescimento de 25% em vendas

Na sexta-feira, 22, encerrou a 31ª SC Trade Show, maior rodada de negócios do setor calçadista. O evento, que ocorreu no CentroSul, em Florianópolis, e reuniu mais de 100 marcas de calçados, bolsas e acessórios, registrou um crescimento expressivo de 25% em vendas, comparado com a mesma edição de 2019, antes da pandemia.
Os resultados positivos impressionaram os expositores, que vivem ainda uma retomada no setor, que foi um dos mais afetados pelas paralisações nos últimos dois anos.
“Ficamos muito felizes e animados com essa feira. Ela nos permite planejar os próximos meses, dando uma engrenada nas nossas produções e só confirma que o segundo semestre será muito bom para a indústria calçadista”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Almir Manoel Atanázio dos Santos. 
Ele ressalta que este ano será para colocar “a casa em ordem”, mas que o setor deve voltar ao normal somente em 2023. “Enfrentamos uma série de dificuldades, cancelamentos, depois a falta de matéria-prima e agora também estamos com dificuldade em encontrar mão-de-obra, então até tudo normalizar e voltar ao nível de antes da pandemia, levaremos ainda mais alguns meses” diz.
Um dos destaques da 31ª SC Trade Show foi a presença de importadores do Equador, Colômbia e Peru, que visitaram estandes e fecharam grandes negócios. “A participação deles foi muito importante porque trouxe aos expositores essa sensação de segurança, de normalização. E ainda nos mostra a credibilidade que temos, com nossos produtos de qualidade, a nível internacional”, diz Santos. 
Ele revela que a intenção é, para o próximo evento, buscar mais importadores para participarem e conhecerem as indústrias brasileiras. “A gente não produz apenas calçados e isso ficou evidente nessa edição. Os expositores apresentaram aos lojistas produtos tecnológicos, ousados e inovadores. O lojista que participa do nosso evento sabe que encontrará algo novo, diferente do habitual”. 
São João Batista é a capital catarinense do calçado e possui 490 empresas que fabricam, exclusivamente, sapatos femininos. São mais de cinco mil pessoas atuando diretamente no setor, que é a principal economia da cidade. “Hoje somos um polo autossuficiente. Além de fabricar o calçado, também disponibilizamos a matéria-prima, com isso, conseguimos sair na frente e sermos lançadores de moda”, acrescenta o presidente do Sincasjb.
 
Próxima edição já tem data
A 32ª SC Trade Show já está confirmada. A rodada de negócios que apresentará a coleção outono inverno 2023 será realizada entre os dias 26 a 28 de outubro. 
O evento ocorrerá em novo endereço, desta vez, no novo Centro de Eventos de Balneário Camboriú, no litoral Catarinense.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS