sexta, 29 de março de 2024
Saúde
06/04/2022 | 11:10

Porto Belo alerta para aumento de focos do mosquito da dengue

O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica está alerta para a situação da dengue. Atualmente, o Município de Porto Belo contabiliza seis casos positivos de dengue e 85 focos do mosquito, dentre esse número, 84 focos são em residências. É preciso redobrar os cuidados nas casas, evitar pratinhos embaixo das plantas, tampar os reservatórios de água, limpar as calhas, não guardar baldes em áreas externas, entre outros cuidados essenciais.
 
Uma equipe formada por 10 agentes de campo e uma coordenadora estão acompanhando o desenvolvimento das larvas e mosquitos da dengue através de armadilhas colocadas em lugares estratégicos, as quais são feitas de garrafas pets e tem como objetivo capturar os ovos, atrapalhando o clico reprodutivo das fêmeas, que também são responsáveis pela transmissão do vírus.
 
"A nossa principal dificuldade é entrar em algumas residências, pois o morador não deixa a gente entrar e muitas das vezes na casa dessa pessoa nós sabemos que tem algum foco" - relata o Agente de Endemias Alan Antunes Anselmo. O agente menciona que é preciso autorizar a entrada para que possam fiscalizar e orientar os moradores, com o crescimento de focos no estado, muitas pessoas acreditam que seja por conta dos terrenos baldios, mas os maiores reprodutores estão sendo as residências.
 
A principal prevenção da dengue é combater os focos de acúmulo de água. A melhor maneira é evitar água parada nos recipientes. Por tratar de uma doença que é transmitida pela picada do mosquito, dificilmente as pessoas percebem quando acontece a transmissão.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS