sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
05/04/2022 | 14:12

9º Congresso Sul Brasileiro de Câncer de Boca vai reunir cerca de 400 profissionais e estudantes em Balneário Camboriú

O 9º Congresso Sul Brasileiro de Câncer de Boca, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), vai reunir nos dias 7 e 8 de abril cerca de 400 profissionais e estudantes de toda a região sul do país.

O Congresso, organizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), terá a apresentação de mais de 100 trabalhos, palestras, mesas-redondas e a exposição de casos clínicos. Serão discutidas as atuais abordagens para o diagnóstico e tratamento de tumores malignos que acometem a cavidade bucal. O evento acontece no auditório do bloco 7 no Campus Balneário Camboriú.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que sejam diagnosticados no Brasil mais de 15 mil novos casos de câncer de boca por ano. Este é o quinto câncer mais comum em homens no país e a maioria das pessoas diagnosticadas têm idade acima de 60 anos.

“O Congresso Sul Brasileiro de Câncer de Boca é o principal da região nesse segmento.  Por ser um evento multidisciplinar, que abrange desde diagnóstico, tratamento, acompanhamento e terapias alternativas, torna-se interessante para estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde. O evento deveria ter acontecido em 2020 e foi adiado em razão da pandemia. Estamos muito animados para receber profissionais e acadêmicos dos três estados da região sul nos próximos dias”, explica a professora responsável e presidente do Congresso, Sarah Freygang Mendes Pilati.

Os principais temas do 9º Congresso Sul Brasileiro de Câncer de Boca serão biópsia líquida e células tumorais circulantes, bio-informática, sialoendoscopia, histopatologia, diagnóstico por imagem, imunofenotipagem, osteosarcoma, linfomas, glândulas salivares, osteonecrose por medicamentos, oxigenação hiperbárica, laserterapia, iodoterapia, odontologia hospitalar, ozonioterapia e implantes.

O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). A programação completa está disponível em univali.br/eventos


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS