sexta, 29 de março de 2024
Saúde
01/04/2022 | 17:26

Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo começam segunda-feira (04) em Itajaí

O Município de Itajaí dará início às campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo na próxima segunda-feira (04). A aplicação das vacinas acontecerá nas 29 unidades de saúde da cidade, a partir das 13h e de acordo com o horário de funcionamento de cada uma. As primeiras etapas contemplam trabalhadores de saúde e idosos com 60 anos ou mais. A estimativa municipal é imunizar 72 mil pessoas contra a gripe e 27 mil contra o sarampo.
 
“Daremos início na próxima semana a duas importantes campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo. Desde já quero reforçar a importância dos grupos prioritários se vacinarem, em especial os idosos e nossos trabalhadores de saúde. A vacinação já demonstrou nessa pandemia o quanto é fundamental para proteção da população, então chamamos a todos os contemplados nessas campanhas para se imunizar. Estas vacinas auxiliam, principalmente, a evitar o agravamento das doenças, internações e óbitos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte.
 
Etapas
 
A primeira etapa da vacinação contra a gripe começa, na segunda-feira, pelos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já na segunda etapa, que inicia em 02 de maio, imunizará os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mães até 45 dias após o parto, professores, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais de força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
 
Já na campanha de imunização contra o sarampo, os trabalhadores da saúde serão os primeiros vacinados, a partir de segunda (04). Na segunda etapa, também em 2 de maio, a aplicação será feita em crianças de 6 meses a 4 anos.
 
A recomendação da Vigilância Epidemiológica do município é que as doses das vacinas contra a gripe e contra o sarampo não sejam aplicadas juntamente com a vacina contra a Covid-19 no público infantil (5 a 11 anos). Já para os adultos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade, não há necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias entre as doses, que podem ser aplicadas simultaneamente.
 
Os imunizantes estarão disponíveis nas 29 unidades de saúde do Município de Itajaí, conforme o horário de atendimento de cada sala de vacina: CRESCEM, Bambuzal, Canhanduba, Centro-Vila, Cidade Nova I, Cidade Nova II, Cordeiros, Costa Cavalcante, Espinheiros, Fazenda I, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Nossa Senhora das Graças – UNIVALI, Parque do Agricultor, Portal II, Praia Brava, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, Santa Regina, São Francisco de Assis, São João I, São Judas, São Pedro, São Vicente e Votorantim. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS