sexta, 19 de abril de 2024
Economia
31/03/2022 | 14:17

Portugal pode ser porta de entrada para produtos de SC na União Europeia

Portugal pode ser a porta de entrada para produtos catarinenses na União Europeia. O assunto foi debatido em reunião na Federação das Indústrias (FIESC), nesta quinta-feira, dia 31. O encontro contou com a participação de uma comitiva portuguesa, liderada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. “Há sempre margem para diversificar mais o comércio”, disse, salientando que há expectativa para a entrada em vigor do acordo Mercosul-União Europeia. “Portugal está entre os países da União Europeia mais interessados nesse acordo. Será uma evolução muito positiva nas transações entre os dois blocos”, declarou. 
 
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrou que a entidade tem um importante convênio com a Universidade NOVA, de Lisboa, na área de engenharia. Em sua apresentação, ele apresentou os principais números do comércio entre Santa Catarina e Portugal. “Podemos incrementar a relação comercial. Dada a diversidade da nossa produção e a necessidade que temos também de complementariedade da nossa produção, podemos encontrar caminhos que nos aproximem ainda mais, tanto na exportação quanto na importação”, disse.
 
Em 2021, Santa Catarina exportou US$ 39,4 milhões para Portugal. São produtos ligados aos setores de equipamentos elétricos, agropecuária, alimentos e bebidas, madeira e móveis e máquinas e equipamentos. No mesmo período, o estado importou do país europeu US$ 222,3 milhões de segmentos como alimentos e bebidas (principalmente azeite e vinho), máquinas e equipamentos, metalmecânico, metalurgia e cerâmico.
 
A União Europeia tem um mercado de cerca de 500 milhões de consumidores, informou o diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Francisco Costa. Além disso, Portugal tem ligação com mercados que falam a língua portuguesa e formam uma população de 260 milhões de pessoas. “É muito importante identificar novas áreas de cooperação para ampliar o relacionamento bilateral”, afirmou. Ele disse ainda que desde o final de 2021 Portugal aboliu o carvão de seu desenvolvimento econômico. “Ao mesmo tempo os princípios de ESG são cumpridos e há marcos regulatórios que obrigam a adoção de boas práticas ambientais”, completou. 
 
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, que mediou o encontro, salientou o interesse da indústria em fortalecer o comércio e participar de iniciativas que promovam a aproximação bilateral. “Lideramos o ecossistema de internacionalização de Santa Catarina e estamos à disposição para colaborar”, declarou.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS