quinta, 28 de março de 2024
Educação
23/03/2022 | 18:11

EQUIPE DE ROBÓTICA DA ESCOLA S DE ITAJAÍ PARTICIPA DA REGIONAL DA FIRST LEGO LEAGUE

Nos próximos dias 25 e 26 de março, sexta e sábado, acontece em Criciúma, a fase regional do torneio de robótica First Lego League (FLL), que em Santa Catarina, é realizado pelo SESI. Alunos da Escola S de Itajaí participam pela segunda vez da competição. No ano passado, quando o evento ainda era online, eles conquistaram o segundo lugar na categoria Core Values, onde os juízes avaliam se as equipes cumprem requisitos de manter a competição amigável. 
 
A equipe que vai competir esse ano foi nomeada pelos alunos de “Mechachorro Team” e é formada pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, Ana Laura Sena Wanzeler Andrade; Henrique José Klock, Felix Depa de Oliveira e Gabriel Alexandre dos Santos, todos com 16 anos de idade. O time conta ainda com o técnico Leonardo Xavier Neves e com o supervisor, Anderson Colla. 
 
Todas as temporadas, a competição tem um tema e essa foi batizada de Cargo Connect que propõe aos jovens pensar em soluções para as áreas de logística e transporte. Pensando na cidade de Itajaí e região, a equipe percebeu a saturação que existe em todas as principais rodovias pelo grande volume de tráfego de caminhões juntamente com o tráfego da população local, e desenvolveu o projeto buscando alternativas para deixar o transporte de carga mais eficiente. 
 
“Durante a pesquisa surgiu a ideia de investir na malha ferroviária do país, pois utilizando ferrovias podemos transportar uma grande quantidade de produtos, consumindo menos combustível que os caminhões e minimizar os riscos de acidente e extravio de carga. Dessa maneira o projeto de inovação da equipe Mechachorro Team propõe criar grandes centros de distribuição em pontos estratégicos dessa malha ferroviária, nas quais os trens seriam carregados e descarregados de maneira automatizada por uma espécie de ‘garra’ que iria colocar e retirar os contêineres do trem, organizá-los em um local adequado e essas ferrovias seriam interligadas com os portos da região”, explicou o técnico da equipe.
 
Para os estudantes, a competição é considerada uma oportunidade de fazer amizades, trocar experiências e adquirir conhecimento para o futuro. 
 
“(...) eu pude ter a oportunidade de participar de uma competição que dá este tipo de oportunidade pra gente, de nos ensinar robótica desde o começo, de um jeito fácil, que é montando Lego, tendo ideias e coisas que vão me ajudar no futuro (...) é uma competição que eu vou levar pra vida, afinal de contas, programação, e poder ir pras outras cidades, mostrar o meu robô e o projeto, o projeto da minha equipe, é o que realmente marca”, conta o aluno Henrique klock, que é seguido pelo colega Gabriel Alexandre dos Santos, ao expor a preparação da equipe. “ (...) a gente vai com muito fogo no coração, com muita vontade, com muita esperança de que consigamos ficar pelo menos, entre as melhores equipes. Independente de voltar para nacional ou internacional, queremos muito, pelo menos mostrar e valorizar todo o esforço que a gente fez, durante o ano passado e esse ano”. 
As melhores equipes participam de 27 a 29 de maio do Festival SESI de Robótica, previsto para acontecer no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O festival é decisivo para que os estudantes garantam vagas nas disputas internacionais da FLL, que ocorrem a partir de agosto.
 
A competição poderá ser acompanhada online pelo link: https://hybri.online/roboticafll
 
 
 
LEGENDA DA FOTO:
Da esquerda para a direita, estão os membros da equipe “Mechachorro” Ana Laura Sena Wanzeler Andrade, Henrique José Klock, Felix Depa de Oliveira, Gabriel Alexandre dos Santos e o técnico, Leonardo Xavier Neves.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS