quinta, 28 de março de 2024
Saúde
21/03/2022 | 17:47

Secretaria de Saúde inicia reestruturação do sistema de atendimento nas unidades básicas

Com o objetivo de facilitar o acesso ao atendimento e agendamento nas unidades de saúde, o Município de Itajaí implantou o sistema de Acesso Avançado. A reorganização permite acesso ao serviço com qualidade, sem filas de espera e atendendo a todas as pessoas que chegam às unidades por demanda espontânea. O sistema já foi implementado nas unidades Votorantim, Brilhante e Nossa Senhora das Graças (Univali) e está em andamento nas demais unidades.
 
Através do Acesso Avançado, a classificação dos atendimentos é feita de acordo com a necessidade. Ela é dividida em atendimentos no mesmo dia e os que podem ser agendados. Com o sistema, todos os pacientes que chegam a uma unidade básica do município, mesmo sem agendamento, terão uma escuta qualificada e, se houver necessidade, o agendamento será feito através do acolhimento.
 
“A intenção desse sistema é que todos que procuram a unidade de saúde sejam acolhidos e atendidos no mesmo dia por demanda espontânea e, se houver necessidade, tenham seu atendimento agendado. Com o Acesso Avançado, a fila de espera será menor e o fluxo otimizado”, comenta o diretor de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde Itajaí, Gustavo Pereira.
 
A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as unidades básicas estejam com o sistema implantado até o fim do primeiro semestre deste ano. Os grupos prioritários (gestantes/pré-natal, crianças de até 2 anos/puericultura e pessoas com doenças crônicas ou agravos que precisam de acompanhamento e preventivos) seguirão com suas agendas programadas. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS