quinta, 28 de março de 2024
Esportes
15/03/2022 | 13:44

Brasileiro de Enduro dá largada para a temporada 2022 em Santa Catarina

O Campeonato Brasileiro de Enduro dá largada para a temporada 2022 neste fim de semana (19 e 20/3), em Itapema, Santa Catarina. De pilotos profissionais ao futuro do esporte, são aguardados competidores de 19 categorias e suas motocicletas para a realização das duas primeiras etapas. A base da prova será o CTG Tropeiros do Litoral, com acesso gratuito ao público. Na Praça da Paz, o Super Prime, corrida promocional em circuito fechado, e o show de manobras radicais abrem a programação oficial na sexta-feira (18/3), a partir das 19h. O evento também vale como o início do Campeonato Catarinense da modalidade.    
 
“As expectativas são as melhores possíveis para o início da temporada”, afirma Maurício Brandão, promotor do Brasileiro de Enduro. “Impulsionados pelo sucesso da modalidade, temos como meta dar sequência à evolução do campeonato em 2022. Haverá sete rodadas duplas no total, com passagens por Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de Santa Catarina, e promessa de grandes disputas até que os campeões sejam definidos”, continua. 
 
Palco da abertura do Brasileiro de Enduro desde 2019, a cidade de Itapema está em contagem regressiva para o início do evento, como mostra o diretor de prova Felipe Legarrea. “O clima está colaborando e pudemos montar um percurso muito bom: técnico, mas ao mesmo tempo seguro. Temos deslocamentos escolhidos a dedo nas trilhas e ótimas especiais (trechos cronometrados). A meta é agradar todos os níveis de pilotos, desde os profissionais até os amadores, que vêm para curtir a prova. Estamos sempre pensando na segurança de todos, sem deixar de lado a parte técnica.”
 
O percurso, de aproximadamente 35 quilômetros, inclui três trechos cronometrados. Os pilotos completarão três voltas no sábado e outras três no domingo, contando a parte de reconhecimento de circuito. Entre as especiais, o Enduro Teste Honda traz 3,4 km em terreno arenoso e passagem por pasto, mata e reflorestamento de pinus. Já o Enduro Teste TM/Dica, em local totalmente inédito no Brasileiro de Enduro, terá 4 km e bastante single track em trechos sinuosos. O Cross Teste KTM, situado no CTG Tropeiros do Litoral, terá pasto e trilhas abertas em 3,5 km, além de ser o palco das disputas das categorias Kids, direcionadas à base do esporte.     
 
Categorias e destaques nas trilhas – Os títulos em jogo englobam categorias de elite (E1, E2, E3, EJ e E4), classes abertas (EIntermediária, E35, E40, E45, E50, E55, EFeminina, EAmador Importada e EAmador Nacional) e a divisão Kids (Youth, Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids). 
 
As inscrições, limitadas a 170 pilotos, estão abertas no site oficial do Brasileiro de Enduro (www.brasileirodeenduro.esp.br) ou diretamente na sede do clube Itapema Off-Road até a próxima quinta-feira (dia 17). Após essa data, se houver vaga disponível, as inscrições serão efetuadas na secretaria de prova, no local do evento. 
  
A abertura do campeonato movimentou os principais times e pilotos do enduro nacional. Atual campeã das categorias E1 e E2, a equipe Honda Racing conta com Vinícius Calafati (atual campeão da E2, agora na classe E1) e Bárbara Neves (EF) e os novos integrantes Rômulo Bottrel (E2) e Alexandre Valadares “Brankim” (E4). 
O time oficial da TM tem como destaques Victor Borges, atual campeão da E3 que agora compete na E2, Nicolás Rodriguez, na E1, e João Pedro Martini, na EIntermediária. Já pela KTM, o escalado foi o argentino residente no Brasil Crispy Arriegada, pela classe E3. 
 
A nova equipe IMS Enduro Racing Team, com motocicletas Yamaha, traz Lolo Anton (E1) e Luciano Drummond Rocha (EJ). Pela equipe de fábrica da MXF, Patrik Capila (E2), Jean Zandonadi (EJ) e Felipe Legarrea (E4) são os representantes. Outra presença de peso é a do veterano Márcio Joanita, na categoria E50, campeão dos anos 2000 - quando integrou o time nacional no Six Days. 
 
O Brasileiro de Enduro 2022 é patrocinado por Honda, TM Racing e KTM. O campeonato conta com o apoio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS Racing, Motorex, Dica, Edgers, Race Tech, Sig Visual, BMS Racing, MR Pro Braces, Parts 57, Expocaccer, HSS, America Sports, Soul MX Trilha, Bomba Racing, Motofire, MCorse, Bamba Racing, Jarva Racing e Tribo Motos. A prova de abertura tem o apoio de Prefeitura de Itapema, Federação Catarinense de Motociclismo, Itapema Off-Road e Pro Tork.
  

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS