Uma nova temporada de PaPeLê será realizada nos dias 19, 20, 26 e 27 de março (sábados e domingos), sempre às 18h, na Itajaí Criativa - Residência Artística. As apresentações possuem cerca de 45 minutos e serão gratuitas, livres para todos os públicos e direcionadas, especialmente, para crianças de 3 a 10 anos. Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência no local do evento. Nos dias das apresentações, o número de pessoas será limitado e também será obrigatório o uso de máscaras no local de apresentação.
PaPeLê é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história, utilizando recursos como bonecos e objetos e, também, a sua imaginação. Neste jogo, o papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco. Após cada apresentação, também será realizada uma roda de conversa entre artistas e o público para falar sobre o processo de montagem e abrir para impressões e curiosidades da plateia. Ainda haverá uma visita guiada ao cenário e contato tátil com objetos utilizados no espetáculo para pessoas cegas ou de baixa visão. Aliás, pensando também em promover a acessibilidade, o espetáculo foi pensado, e é realizado, sem o uso de palavras, o que promove o acesso a pessoas surdas ou ensurdecidas.
“Estamos retornando aos palcos, podendo oferecer novamente para o público nossas criações. Temos a possibilidade, através da Lei Aldir Blanc, de fazer essas quatro apresentações gratuitamente para o público. Então aguardamos a criançada para desfrutar desse momento de diversão e partilha.” – complementa Max Reinert, diretor do espetáculo.
O espetáculo é realizado pela Téspis Cia de Teatro, companhia teatral ativa desde 1993 e com sede em Itajaí (SC). O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, e é executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
RETROSPECTIVA PAPELÊ
O espetáculo Papelê – uma aventura de papel estreou virtualmente no canal de Youtube da Téspis Cia de Teatro em junho do ano passado. Já a estreia presencial ocorreu no Teatro Municipal de Itajaí em novembro do mesmo ano. Ainda em 2021, o espetáculo foi selecionado em eventos como o Festival FUNARTE de Teatro Virtual 2020 (Brasil) e o Encontro de Teatro Popular “El Ticús-Ananga (Colima - México), além de participar presencialmente dos eventos Cena Itajaí #OTeatroDaqui, em Itajaí (SC), e Rede SESC de Teatros, também em Itajaí (SC). Para 2022, as perspectivas são ótimas, com apresentações marcadas dentro da programação do 4º FESTENECO – Festival de Teatro de Bonecos de Joinville e também com a seleção para o PESTA BONEKA – Festival Munidal de Teatro de Animação, na Indonésia.
SINOPSE:
PaPeLê é um jogo onde cada criança pode criar a sua própria história. Utilizando-se do corpo, da música, de objetos, bonecos e projeções, a peça é uma grande brincadeira que parte de situações simples, do cotidiano, para transitar para um mundo de imaginação, onde cada um vai assumindo diversos personagens e situações. O papel é o material que vai se transformando e dando forma à narrativa conduzida pelas três figuras que interagem nesse universo lúdico e divertido do palco. PaPeLê te convida à aventura!
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre (recomendado para crianças a partir de 3 a 10 anos).