sexta, 19 de abril de 2024
Educação
11/03/2022 | 10:42

BC: Programa Conta Pra Mim tem novo cronograma em março

O Programa “Conta Pra Mim” que promove a literacia familiar através da leitura de histórias; música e diversão, traz novo cronograma para esse mês de março. O ônibus do programa visita um bairro por dia, recebendo as famílias, com lotação máxima de 12 pessoas por vez. O programa “Conta Pra Mim”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, é do Governo Federal e foi lançado no Município no fim de outubro de 2021.
 
Cumprindo todo protocolo determinado pela Vigilância Sanitária, em relação à pandemia do Covid 19, as famílias se encantam e participam desse momento mágico onde, junto a seus filhos, os pais lêem histórias infantis, contextualizada nesse ambiente lúdico. O interior do ônibus é todo preparado para esses momentos, com almofadas e decoração para que as famílias se sintam confortáveis e aconchegadas.
 
Nas terças-feiras, paralelamente à programação do ônibus, o Programa acontece na Biblioteca Municipal Machado de Assis, durante todo o dia, em espaço preparado para contação de histórias. Neste mês de março apenas um fim de semana o ônibus do Conta Pra Mim também integra as famílias. No sábado (26), das 9h às 15h, o ônibus fica estacionado na Praça da Bíblia, no Centro; e no domingo (27), das 10h às 16h, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, Região Sul do Município.
 
Todo esse processo de literacia familiar, que é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, que a criança vivencia com seus pais ou cuidadores, é acompanhado pelos professores, com especialidade em Literatura Infantil, Fábio Aurélio Castilho e Potyra Najara. Além do ônibus o Programa tem espaços próprios na Biblioteca Municipal Machado de Assis, e em duas unidades escolares de Balneário Camboriú: Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia e o Núcleo de Educação Infantil Pão e Mel. Esses espaços serão criados também nas demais unidades escolares onde, passado esse período de pandemia, as famílias poderão interagir com suas crianças e adolescentes, através dos livros de histórias.
Sobre o Programa
 
O Programa Nacional oferece todo o suporte, com materiais didáticos, vídeos explicativos, livros de histórias, vídeos de cantigas de rodas. Todo material voltado para a integração familiar.Literacia familiar é exatamente a integração; a conversa; a contação de histórias; a canção, entre a família. A primeira parte do Programa é um conjunto de vídeos explicativos, dirigidos às famílias e profissionais da Educação no site do MEC, apresentando os conceitos e práticas da Literacia Familiar. O Programa pode ser acompanhado através do link http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS