quinta, 18 de abril de 2024
Geral
21/01/2022 | 11:23

Servidores do setor de cozinha e limpeza das unidades escolares de Itajaí receberão capacitação sobre reciclagem

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Educação e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e em parceria com a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, promoverá um evento de capacitação para mais de 500 funcionários do setor de cozinha e limpeza das unidades escolares municipais sobre a importância da reciclagem. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Educação nos dias 26 e 27 de janeiro, a partir das 14h. O objetivo é incluir a gestão de resíduos sólidos nas escolas e creches e fortalecer as orientações para separação e destinação correta do lixo reciclável.
 
Para facilitar a adesão e incentivar a reciclagem do lixo, o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) juntamente com os profissionais do programa Recicla Itajaí e da Secretaria Municipal de Educação farão o acompanhamento do gerenciamento dos resíduos nas unidades escolares capacitadas. A cada dois meses, as escolas e creches receberão visitas para verificar a implantação das medidas e identificar possíveis dificuldades.
 
A capacitação é uma das ações promovidas pelo Programa Recicla Itajaí com o objetivo de estimular o correto descarte dos resíduos recicláveis e vai abranger inicialmente as categorias de cozinha e limpeza, que estão diretamente ligadas ao gerenciamento de resíduos da unidade escolar. Durante o treinamento, será abordada a correta separação, coleta e destinação final dos resíduos gerados nas unidades de ensino.
 
Atualmente, a coleta seletiva recolhe por mês, em média, 120 toneladas de resíduos recicláveis em Itajaí. Esse número representa apenas 3% de todo lixo coletado na cidade. “Incluir as 114 escolas e creches do município nessa iniciativa é uma das estratégias para ampliar o volume de resíduos recicláveis e multiplicar práticas sustentáveis na comunidade”, ressalta Mauana Ravadelli, coordenadora do Recicla Itajaí.
 
Os profissionais do setor de cozinha e limpeza serão divididos em dois grupos para capacitação, respeitando as medidas sanitárias, como uso de máscara e álcool em gel e distanciamento social. O intuito é que o grupo comece a aplicar as boas práticas já no começo deste ano letivo. 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS