sexta, 19 de abril de 2024
Saúde
12/01/2022 | 10:58

Secretaria de Saúde de BC alerta sobre cuidado com a pele durante o verão

A exposição prolongada ao sol durante o verão deve seguir alguns cuidados maiores com a pele. Sendo assim, a dermatologista Patrícia Mafra Lazzari, do Ambulatório de Especialidades Médicas da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, alerta sobre alguns cuidados essenciais e passa algumas dicas de como cuidar da pele nesta estação tão esperada por todos. 
 
 
Moradores e turistas esperam ansiosos para ir até à Praia Central aproveitar o novo espaço de areia. Mas, também precisam se atentar com alguns cuidados. A indicação é aplicar o protetor solar ao menos 15 minutos antes da exposição ao sol e evitar se expor entre 10h e 15h, horário em que o sol é mais intenso e sem proteção adequada: óculos de sol, chapéu/boné/viseiras e guarda-sol/sombrinhas, que podem ajudar na proteção.
 
Fique atento as dicas: 
 
Beber água é muito importante
Com as altas temperaturas da época, consequentemente, o suor também é maior, e o corpo vai perdendo mais água ao longo do dia, tornando a pele mais seca. Portanto, é necessário repor toda quantidade perdida, auxiliando também na hidratação da pele. A dermatologista Patrícia ressalta sobre a importância de se hidratar. “Um costume que deveríamos ter é o de ingerir água regularmente, em todas as estações”. Além da hidratação, a água faz o transporte de nutrientes e vitaminas e melhora a digestão.
 
 
Tenha cuidado na hora do banho
A água do chuveiro deve estar morna ou fria, pois se estiver muito quente pode causar queimaduras ou ressecamento na pele.
 
 
A hidratação da pele deve ser diária
Após o banho ou durante o dia, é importante que se faça o uso de hidratantes, pois esses produtos são capazes de manter a elasticidade da pele e prevenir o ressecamento, evitando que resulte em uma coceira ou descamação.
 
Formas de prevenir o câncer de pele
Realizar frequentemente o autoexame da pele, inspeção completa e cuidadosa de todo o corpo - do couro cabeludo à sola dos pés. Dar atenção a cor, tamanho, relevo, formato das pintas e lesões na pele. Se houver novas lesões ou alteração em alguma pinta antiga, deve ser agendado uma consulta médica, através da Unidade Básica de Saúde. 
 
 
O Ambulatório de Especialidades Médicas é referência na prestação de assistência médica especializada à população.  O telefone para contato é (47) 3261-6234.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS