sábado, 20 de abril de 2024
Saúde
06/01/2022 | 10:06

Município de Itajaí realiza força-tarefa para atendimento de casos respiratórios

O aumento de casos respiratórios nas últimas semanas acendeu um alerta no Município de Itajaí. Em reunião nesta quarta-feira (05), o prefeito Volnei Morastoni determinou novas medidas de saúde e a realização de uma força-tarefa para intensificar os atendimentos à população. Serão implantados mais 20 consultórios médicos 24 horas junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), exclusivos para atender pacientes com sintomas respiratórios. A ampliação começa a funcionar no sábado (08).
 
Na última semana, o Município ampliou para 11 o número de consultórios médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do CIS e para cinco na UPA de Cordeiros. Também foram criados novos espaços de recepção e acolhimento de pacientes e o serviço de orientação “Posso Ajudar”. Ainda foram ampliadas as equipes de testagem e de monitoramento de casos de coronavírus, bem como a carga horária das equipes médicas e de enfermagem que atendem à demanda livre nas unidades básicas. Outra medida foi a implantação do horário estendido em sete unidades de saúde para intensificar a vacinação contra a Covid-19 e a gripe influenza.
 
> Clique e confira os horários das salas de vacina de Itajaí
 
Após o registro de mais de 200 casos de coronavírus em um dia e uma média de 1.300 atendimentos diários nas UPAs do CIS e do Cordeiros no começo deste ano, o Município adotou novas medidas para garantir o atendimento da população. Os 20 novos consultórios serão instalados em contêineres em frente à Secretaria de Saúde, no CIS. Ao todo, 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, serão contratados para atuar na nova estrutura 24 horas.
 
Os consultórios começarão a funcionar neste sábado (08), exclusivamente para atender casos respiratórios. O espaço ficará ativo por 90 dias, conforme necessidade.
 
Com a ampliação, as Unidades de Pronto Atendimento do município contarão com um total de 40 consultórios 24 horas, sendo 35 no CIS (31 adultos e 4 pediátricos) e cinco (adultos) na UPA de Cordeiros. Estes locais concentram atendimentos de urgência e emergência. Casos leves devem buscar assistência nas unidades básicas de saúde nos bairros. Há ainda a Unidade de Atendimento Infantil, mantida pelo Município e localizada junto ao Hospital Pequeno Anjo, que atende 24 horas casos de urgência e emergência de crianças menores de 14 anos.
 
“Determinei esta força-tarefa para atender a grande quantidade de pacientes que está buscando os serviços de saúde do município, principalmente com sintomas respiratórios. Somente nestes primeiros dias de 2022 nossas unidades realizaram quase 10 mil atendimentos. Pedimos também que a população se cuide e reforce as medidas preventivas, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, além da vacinação”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.
 
Além dos novos consultórios, as unidades de saúde Itaipava e Parque do Agricultor passarão a ter atendimentos médicos até as 21h, a partir desta sexta-feira (07), para acolher principalmente as pessoas das áreas rurais.
 
Alta nos atendimentos
 
As unidades básicas de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento de Itajaí registraram um aumento no fluxo de pacientes nos primeiros dias de 2022. Ao todo, 9.675 atendimentos foram realizados até terça-feira (04).
 
Somente nas UPAs foram contabilizados 5.171 atendimentos de urgência e emergência nos primeiros quatro dias do ano, o que representa 92% de aumento em relação ao mesmo período de 2021. A maioria dos casos atendidos teve classificação pouco urgente.
 
Já nas unidades básicas de saúde houve um acréscimo de 21% nos atendimentos nos dois primeiros dias de 2022 no comparativo com o ano anterior. Ao todo, foram contabilizados 4.504 atendimentos médicos.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS