sexta, 29 de março de 2024
Educação
14/12/2021 | 15:47

Inscrições abertas para mais de 3 mil vagas em cursos técnicos gratuitos na rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (SED) abre nos dias 14 e 15 de dezembro as inscrições para o ingresso de alunos nos cursos técnicos da rede estadual de ensino. São 3.455 vagas para os Centros de Educação Profissional (Cedups) e escolas estaduais localizadas em 18 cidades de Santa Catarina.

As vagas são diversos cursos técnicos de nível médio, incluindo as modalidades concomitante e subsequente ao Ensino Médio, em 27 instituições de ensino profissional do estado. Os cursos serão ofertados na modalidade presencial, são gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

Os cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa o ensino técnico e deve, obrigatoriamente, estar matriculado no Ensino Médio da mesma ou em outra instituição de ensino, a partir da 2ª série do Ensino Médio.

Já os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico. Logo, ele deve obrigatoriamente, já ter concluído o Ensino Médio no ato da inscrição.

Saiba como se inscrever

O processo de ingresso acontecerá em uma única etapa, por sorteio, exclusivamente por este link nos dias 14 de dezembro (terça-feira), a partir das 8h, até 23h59min do dia 15 de dezembro (quarta-feira). O sorteio será eletrônico e realizado no dia 21 de dezembro de 2021 após 14 horas, sob a coordenação do Ciasc e supervisão da SED.

Quando a quantidade de vagas do curso/turma não for preenchida durante o sorteio com ao menos 25 alunos, não haverá a oferta da turma no primeiro semestre letivo de 2022. Nesse caso, o candidato pode ir até a unidade escolar nas datas estabelecidas no edital para ocupar uma vaga remanescente, se houver, de outro curso/turma.

É necessário que o estudante já possua o cadastro no site gov.br, que pode ser realizado antes do momento da matrícula. (veja mais detalhes abaixo)

O candidato (a) autodeclarado (a) Preto, Pardo e Indígena no Programa de Ações Afirmativas e pessoas com deficiência, concorrerá à reserva de vagas (Lei Federal nº. 12.711 de 29 de agosto de 2012 e Lei Federal nº. 13.409 de 28 de dezembro de 2016).

A efetivação da matrícula será feita com a entrega dos documentos necessários, incluindo comprovação da condição declarada (para o candidato preto, pardo e indígena e pessoas com deficiência) validados pela respectiva unidade escolar.

Os interessados que precisarem de auxílio no preenchimento da inscrição poderão utilizar um computador da respectiva unidade escolar, a partir das 8h do dia 14 de dezembro. Esse apoio será realizado no horário funcionamento das unidades escolares e nos dias de inscrição.

Lista de cursos disponíveis

As 27 instituições de ensino estaduais ofertam cursos técnicos em: administração, análises clínicas, contabilidade, edificações, informática, eletrotécnica, qualidade, mecânica, segurança do trabalho, logística, enfermagem, transações imobiliárias, recursos humanos, estética, saúde bucal, dança e farmácia.

As vagas disponíveis, com os respectivos turnos e locais, constam no edital, que pode ser acessado neste link.

Cadastro no site gov.br

Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o familiar ou o candidato (se maior de 18 anos) deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) orienta que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada por cada aluno ou familiar com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.

Documentação

O envio da documentação comprobatória para matrícula e preenchimento da vaga pode ser feito no ato da inscrição neste site. Também é possível entregar os documentos presencialmente na instituição de ensino nos dias 24 e 25 de janeiro de 2022.

Os documentos exigidos para a matrícula são:

Atestado de frequência no Ensino Médio, para a modalidade concomitante;
Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio, para a modalidade subsequente;
Documento de Identidade;
CPF;
Comprovante de Residência;
Documento de Identidade e CPF do Responsável Legal, em caso de menores de 18 anos.
Título de Eleitor, obrigatório para maiores de 18 anos.
Dispensa do serviço militar, para maiores de 18 anos do sexo masculino.
Os documentos acessórios para matrícula são:
Carteira de Trabalho - número do PIS;
Cartão do SUS;
Declaração das Vacinas.

Todos os documentos apresentados devem ser comprovados com o original OU com cópia autenticada.

Candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência devem apresentar documentos adicionais, conforme o item 7 do edital.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS