sexta, 19 de abril de 2024
Educação
08/12/2021 | 17:18

Professor de matemática de Itajaí grava podcasts para reforçar o ensino da disciplina

Podcasts gravados por um professor de matemática da Rede Municipal de Ensino ajudam a reforçar a aprendizagem da disciplina para estudantes dos 9º anos. O projeto é uma iniciativa do docente Marlon Cristófoli, da Escola Básica Maria Dutra Gomes, do bairro Dom Bosco. As gravações, que começaram em agosto, envolvem aproximadamente 60 estudantes e estão disponíveis no Spotify (clique aqui para conferir).
 
O projeto leva o nome de “Histórias do ‘Tio Pita’ – Um Podcast Diferente – As Novas Tecnologias e a Matemática”. Ao todo, são 28 episódios sobre o "Tio Pita", que falam sobre a vida do filósofo e matemático grego Pitágoras. Há ainda outros oito episódios sobre o “Primo Tales”, que retratam a história de Tales de Mileto, um filósofo, matemático e engenheiro.
 
“Tudo começou com uma ideia dentro de sala de aula que partiu dos alunos que buscavam novas maneiras de aprendizado para sair da rotina de sala de aula. Unimos isso aos conhecimentos dos alunos com a tecnologia para transformar a ideia em projeto. Assim, o conhecimento foi desenvolvido individualmente e agregou muito à qualidade do conteúdo. Todos tiveram a liberdade de buscar o conhecimento dentro do seu próprio interesse e, com isso, as informações foram se disseminando entre os colegas”, destaca o professor de matemática de Itajaí, Marlon Cristófoli.
 
Antes das gravações, os estudantes se dedicaram às pesquisas e fizeram a produção dos roteiros, que foram revisados pelo professor. Depois, em duplas ou trios, gravaram os podcasts. Através deste processo foi possível conhecer a história dos matemáticos, entender o teorema de Pitágoras, bem como suas atribuições, tanto na forma algébrica quanto geométrica. O projeto também propiciou o desenvolvimento de novas histórias com uso da sensibilidade, criatividade e ludicidade, além da promoção de debates em grupo sobre as histórias contadas em áudio.
 
“O professor pode auxiliar neste processo buscando estratégias diversas, dente elas a tecnológica, para que o aluno possa exteriorizar suas necessidades e assim construir o conhecimento individualizado e coletivo dentro de um contexto maior”, complementa o professor Cristófoli.
 
Os estudantes gostaram tanto da ideia do podcast que deram início a produção e gravação de conteúdos que retratam, de forma descontraída, as situações do dia a dia da escola. É o “MD Gerúndio Cast”, que no seu primeiro episódio fez uma homenagem ao diretor da Escola Básica Maria Dutra Gomes, Paulo Cabral.
 
“Ele consegue ir a todas as salas de aula, falar com os pais dos alunos, ir até a secretaria de educação… Ele é o maior atleta da escola, pois corre de manhã e de tarde e não se cansa. Desse jeito ele ficará mais rápido que o Usain Bolt”, destaca um dos trechos do MD Gerúndio Cast.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS