terça, 16 de abril de 2024
Cultura
29/11/2021 | 16:48

Escritor distribui 1400 livros gratuitamente para alunos da Rede Municipal de Ensino

O professor de Arte da Rede Pública Municipal de Ensino e também escritor, Everson Bertucci, distribuiu gratuitamente 1400 cópias do livro de sua autoria “A Menina que Espalhava Gentileza”. Os exemplares foram entregues na última semana para estudantes das escolas básicas José Potter, Maria Rosa Heleno Schulte (ambas do bairro Espinheiros), Maria José Hulse Peixoto (Murta) e nos grupos escolares Jorge Domingos (São Roque) e Rosa Negreiros Cabral (Salseiros).

Além dos estudantes, professores, supervisores e outros profissionais das unidades escolares também receberam um livro autografado pelo artista. Ao todo, 45 turmas do primeiro ao quinto anos foram contempladas com uma obra. Na próxima quarta-feira (01), o livro será distribuído para outras três unidades de ensino da Rede Municipal, o que deve contemplar mais 130 estudantes. O autor também reservou uma cota para todos os contadores de histórias do projeto Cultura e Travessura e alguns exemplares a serem doados à Biblioteca Pública Municipal.

“Tudo começou no início deste ano, quando comecei a conversar com os meus alunos sobre a importância da gentileza em nossas vidas, a partir de ações simples do cotidiano. Depois de provocar essa reflexão, apresentei a leitura do texto de minha autoria, A Menina que espalhava Gentileza, que além de abordar essa temática, também fala sobre inclusão, pois a protagonista da história é cadeirante”, explica o professor e escritor Everson Bertucci.

Alunos participaram das ilustrações do livro

Depois de apresentar o texto aos alunos, o professor propôs que eles criassem as imagens. Foram mais de 300 desenhos recebidos entre os meses de maio de junho deste ano. A partir daí, o autor resolveu escolher os desenhos que mais combinavam com cada trecho da história e montou o livro. Desta seleção, desenhos de 40 crianças foram escolhidos para compor o livro.

Em agosto, o professor foi para a internet, montou uma vaquinha virtual e mobilizou as escolas e seus amigos para arrecadar dinheiro para a confecção de 2 mil exemplares da obra. Para sua surpresa, arrecadou R$ 6 mil e assim deu início ao processo de publicação, graças à gentileza de 90 pessoas que doaram e possibilitaram que a obra chegasse às mãos de muitas crianças e profissionais da educação de forma gratuita.

“Eu costumo dizer que o livro ainda não está finalizado, porque a obra é em preto e branco, então cada criança que recebe um exemplar pode interagir com os desenhos, colorindo e até mesmo criando outras imagens nos espaços em branco que há no livro”, complementa Everson Bertucci.

Sobre o autor

Everson Bertucci é professor de Arte da Rede Municipal de Itajaí desde 2017, atuando em mais de 10 unidades neste período. Também é autor do livro “Mesma Nova História”, da Editora Peirópolis, que pode ser adquirido neste link


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS