quinta, 18 de abril de 2024
Cultura
26/11/2021 | 11:20

Ações para Reexistir - Pesquisa e Criação Interdisciplinar encerra com oito dias de programação

A partir do dia 26 de novembro, a Galeria Mauro Caelum (anexa à Casa da Cultura Dide Brandão), será ocupada por vídeo performance, rodas de conversa e leitura de dramaturgia. A pesquisa e programação foram criadas pelo ator itajaiense Daniel Olivetto, com a interlocução das artistas convidadas: Hedra Rockenbach, Loli Menezes e Sandra Meyer. A programação será gratuita e vai até o dia 04 de dezembro, sempre às 20h.
 
“NEVOEIRO” é um conjunto de cinco ações que entrelaçam procedimentos de diferentes linguagens artísticas, concluindo o projeto Ações para Reexistir - Pesquisa e Criação Interdisciplinar.
 
O projeto do ator Daniel Olivetto nasce das tumultuadas relações humanas em meio às eleições de 2018, quando se consolida no Brasil uma forte onda conservadora contra direitos humanos e políticas afirmativas. Diante desta perspectiva sombria, como resistir e reexistir?
 
“Esse é um território entre linguagens sobre resistir, lutar, recuperar o fôlego, seguir. Existe sempre a necessidade de concluir, porém jamais me permitiria fechar as janelas. Parece irônico, portanto, concluir um processo voltando à mesma pergunta que o criou: O que move um corpo a agir e a mover espaços?”, acrescenta Olivetto, idealizador do projeto.
 
Tendo atravessado o período pandêmico, o projeto chega a sua conclusão a partir do dia 26 de novembro, em formato presencial. Em Itajaí serão realizadas 4 ações totalizando 9 sessões. Na segunda quinzena de dezembro outras 2 sessões serão realizadas na cidade de Canelinha/SC.
 
A programação conta com acessibilidade em LIBRAS em 3 sessões e todas as atividades são gratuitas, com plateia limitada a 15 pessoas por sessão, sendo exigido o uso de máscara. A classificação indicativa é de 18 anos.
 
O projeto foi realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Edital 005/2018), com renúncia fiscal da APM Terminals. Conta também com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.
 
 
 
Programação
 
 
Local: Galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura Dide Brandão – Itajaí/SC
 
 
 
Topografia
26, 27 e 28 de novembro às 20h
 
+ roda de conversa com Sandra Meyer e Daniel Olivetto no dia 26
 
Sinopse: Em um espaço em branco um homem recria sua casa e divide com o público um percurso de pesquisa sobre afetos, objetos, plantas e uma neblina que há de passar.
 
 
Desvir
29 de novembro às 19h e 20h
 
+ roda de conversa com Hedra Rockenbach e Daniel Olivetto
 
Sinopse: Projeção mapeada Autorretratos, rachaduras e frestas. Os registros visuais de um processo em isolamento mapeados no corpo de uma galeria em branco e suas janelas.
 
Touro ou porquê abraçar o bebê quando ele chora
 
01, 02 e 03 de dezembro às 20h
 
Sinopse: Leitura de dramaturgia em processo A palavra ecoa no teto, nos post-its, nos objetos, no silêncio da casa, no terror e na pausa. “Touro” é um grito no papel.
 
Chernobyl
04 de dezembro às 20h
 
+ roda de conversa com Loli Menezes e Daniel Olivetto
 
Sinopse: Vídeo-performance a partir de registros do processo de pesquisa e do cotidiano em meio ao isolamento social, “Chernobyl” funde ficção e realidade por meio de ações cotidianas que revelam um corpo em transição e esgotamento.
 
 
 
Saiba mais:
 
Acesse: https://www.acoesparareexistir.com/

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS