terça, 16 de abril de 2024
Esportes
26/11/2021 | 11:09

Itajaí terá evento gratuito de capoeira

Pessoas de todas as idades poderão conhecer e aprender um pouco mais sobre a arte da capoeira em Itajaí. O 6º Capoezade será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, no Centro de Artes e Esportes Unificados - o Ceu das Artes, no bairro São Vicente. Além das aulas, o evento irá oferecer oficinas de movimentação e musicalidade e um intercâmbio entre os grupos de capoeira e mestres da região e de outros Estados do Brasil. Toda a programação é gratuita. O evento é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio da Prefeitura e Fundação Cultural de Itajaí e Royal Cargo Brasil. 
 
A sexta edição do Capoezade é organizada pelo Mestre Cachorro (Edson Souza) que mantém grupos de capoeira há mais de 20 anos em Itajaí. Desde 2001 ele também desenvolve projetos voluntários que atendem cerca de 700 crianças e jovens no bairro São Vicente. 
 
Neste ano, a programação do Capoezade terá início no dia 26 com workshops com os mestres Mauro de Belém do Pará, mestre Raia de Curitiba e mestre Santana de Penha, além das professoras Foguetinho e Estrela. “A participação de mestres de diferentes cidades do Brasil promove um intercâmbio importante entre os praticantes da capoeira”, explica o mestre Cachorro. Atualmente, apenas em Itajaí, existem cerca de 10 grupos de capoeira. “Teremos oficinas para ensinar desde os passos iniciais da capoeira para pessoas de todas as idades e até oficina de musicalização, onde iremos ensinar sobre os diversos instrumentos que utilizamos como berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e reco reco”, explica. 
 
 
A programação conta ainda com campeonato no dia 27 e troca de cordas no dia 28. Na abertura e encerramento de cada programação diária do evento, haverá rodas de capoeira entre os mestres e os convidados. “É um jeito de apresentarmos a comunidade que a capoeira transcende a luta pois envolve música, dança e o movimento livre de cada indivíduo”, explica o Mestre Cachorro. 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS