sexta, 29 de março de 2024
Cultura
13/10/2021 | 14:51

Itajaí terá batalha de rimas e concurso de grafite

Uma arte que quebra paradigmas, rompe preconceitos e combate a desinformação. Muito mais que apenas um ritmo, o Hip Hop tem como base democratizar os espaços, sejam eles físicos ou sociais. A cultura que surgiu na década de 1970 nas comunidades periféricas dos Estados Unidos e ganhou o mundo, terá um evento exclusivo em Itajaí. 
 
 
 
Maestria do Flow - A Batalha, será realizada no mês de outubro e contará com oficinas, concurso de grafite e uma batalha de rima entre Mcs sobre temas da atualidade. 
 
Entre os oito Mcs da região que já confirmaram presença na disputa de rimas, três são mulheres. “Apesar da cultura Hip Hop ser de luta contra preconceitos, infelizmente ainda existe muito machismo dentro do movimento. Por isso é tão importante a participação das mulheres em todas as etapas e é isso que queremos fomentar”, diz Andressa Araújo, a Mc Dre, idealizadora do projeto. Para colocar a ideia em prática, ela contou com o apoio do Café Maestro Produções. 
 
 
 
Natural de Santos, Dre foi a terceira mulher Mc a participar do concurso nacional de rima, em 2018, quando ficou na terceira colocação. Em 2019 ela ganhou o concurso interestadual de Santa Catarina e em 2021 foi campeã do Rima Sul, festival que acontece em Florianópolis. Além dela, participarão do evento Mana Moa Mc e AL-KA, além dos Mcs Insano, FK, DaEni, C9 e JBlack, atual representante de Santa Catarina no Duelo Nacional de Rima. A batida ficará por conta da Dj Shaira.
 
 
 
Concurso de grafite
 
Entre a programação do evento está o concurso de grafite para artistas de Itajaí. As inscrições estão abertas até o dia 12 de outubro e são gratuitas.
 
Cada artista pode inscrever quantos grafites quiser, mas apenas um será selecionado. Também é importante ressaltar que é necessário fazer uma inscrição para cada obra e as artes devem estar relacionadas ao tema do evento que é Batalha de Conhecimento, produzidas reutilizando uma caixa de papelão.
 
Ao final, cinco grafites serão selecionados e cada artista receberá o valor de R$100,00. As obras vencedoras irão compor o cenário da LIVE da Batalha de Rimas, que será apresentada no dia 23 de outubro, às 16 horas no canal do youtube do Café Maestro. (https://youtu.be/EEg2ii5F9tw)
 
 
 
Oficina
 
Além do concurso de grafite e da batalha de rima, o Maestria do Flow terá ainda uma oficina para crianças do Instituto Sorrir, projeto que existe desde 2012 e que já atendeu mais de cinco mil crianças de Itajaí. A oficina será realizada no dia 18 de outubro para as crianças de todas as idades. A intenção é estimular as crianças a ler, buscar conhecimento e ter desenvoltura e habilidade com as palavras. 
 
 
 
Maestria do Flow - A Batalha é um projeto realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio de Prefeitura de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí e Instituto Sorrir, por meio de renúncia fiscal em prol do projeto 89251 contemplado no edital 13/2020 LIC.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS