sexta, 29 de março de 2024
Geral
01/10/2021 | 17:06

Programa Capacita Piçarras forma costureiros e profissionais da construção civil

Em solenidade realizada na noite de ontem, 30, na Câmara Municipal, formandos dos cursos de Costura Básica do Vestuário e Construção Civil receberam o diploma do SESI/SENAI. O evento contou com a presença do prefeito Tiago Baltt; o secretário de Assistência Social, Paulo Debatin; a secretária de Educação, Blaise Keniel; a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Íria Quintino; o presidente da Câmara Municipal, Jorge Luiz; além de vereadores, professores e coordenadores do SESI/SENAI da região da Foz do Rio Itajaí Açu. 
 
“Expressar esse sentimento de ver todos aqui chegando ao fim de mais uma jornada de estudos e dedicação é algo indescritível. Todos os formandos e suas famílias estão de parabéns por subir mais um degrau nas suas vidas pessoal e profissional”, elogiou o prefeito Tiago Baltt. 
 
"É gratificante ver que o investimento público está atendendo o que a comunidade deseja, promovendo o empreendedorismo e a geração de renda em nossa cidade. Seguiremos melhorando e investindo nestas capacitações que integram o Programa Capacita Piçarras”, destaca o secretário de Assistência Social, Paulo Debatin. 
 
Desempregados, o casal Fábio Cardoso Silva e Sandra Pessoa apostou na oportunidade de aprender uma nova profissão. Eles fizeram o curso de costura básica do vestuário, realizado no Balneário Piçarras, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social/Acessuas Trabalho e o SENAI, da Foz do Rio Itajaí. “Espero comprar uma máquina e iniciar, fazer pelo menos guardanapos pra ganhar um extra, e daí, dar continuidade em algo novo na vida, com a costura”, declarou Fábio. 
 
Já a professora pedagoga, Luzinei Aparecida de Souza Bastiani, usou a licença maternidade para fazer o curso e pensar numa renda extra. “Sempre tive vontade de aprender a costurar, quando surgiu a oportunidade não pensei duas vezes e já fui fazer minha inscrição. Quero aproveitar o curso fazendo peças pra minha família e também buscar algo que me ajude a ter uma renda”, disse.
 
A Luzinei, a Sandra e o Fábio estão entre os alunos da oficina de Introdução a Costura Básica, que após dois meses de aulas, receberam seus certificados na noite de ontem, 30. Neste período, eles também aprenderam a fazer o bem. Com os conhecimentos adquiridos eles confeccionaram 340 peças para enxovais de bebê. Além disso, os antigos jalecos verdes utilizados pelos professores do SESI e do SENAI e que seriam descartados, se transformaram em lindas bolsas. Todas as peças serão doadas para a Associação Nascendo Chegue e Abrace, que atende gestantes em situação de vulnerabilidade social.
 
“Faz parte da Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina, por meio de suas casas, como o SENAI, ser responsável socialmente, através de nossas equipes com suas competências, ajudar as pessoas da cidade, representadas hoje por estes formandos, aos quais gostaria de parabenizar pela conquista. Agradecemos muito a prefeitura de Balneário Piçarras, por acreditar em nosso trabalho e por incentivar a qualificação profissional, trazendo engajamento e mostrando o quanto é importante a educação das várias formas”, destacou a coordenadora de Educação Básica e Profissional do SESI/SENAI da Foz do Rio Itajaí, Roseméri Matiola. 
 
CONSTRUÇÃO CIVIL
A parceria entre o ACESSUAS Piçarras e o SENAI ainda contou com 66 matrículas no curso de construção civil, cujos alunos também se formaram nesta quinta-feira. Ao todo foram realizadas cinco oficinas, sendo de manutenção de estruturas, noções básicas de instalações elétricas, piso e revestimento cerâmico e pintura básica. Todas com aulas na Unidade Móvel, que é uma carreta totalmente equipada para aprendizado na construção civil. As aulas práticas foram realizadas no CIEF – Centro Integrado de Ensino Fundamental, contribuindo em melhorias na unidade escolar. 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS