quinta, 18 de abril de 2024
Educação
29/09/2021 | 16:11

Escola Básica Aníbal César oferece oficinas de comunicação para estudantes do 5º ao 9º ano

Os recreios da Escola Básica Aníbal César não são mais os mesmos desde que a professora de Língua Portuguesa, Rubia Cristina dos Santos, começou a desenvolver oficinas de comunicação. Durante o intervalo, podcasts produzidos por alunos do 5º ao 9º ano entretém toda a unidade escolar com conteúdos variados. A oficina, desenvolvida no contraturno, ensina técnicas de leitura, entonação e produção textual. O resultado é o “Podcast Pexêro”, um programa elaborado com auxílio de um rádio gravador.
 
A produção traz ainda quadros diversos, como o “Por dentro da nossa cidade” com curiosidades de Itajaí; o “Cola Comigo” que traz informações ligadas aos conteúdos escolares; o “Alerta Covid” com informações sobre a prevenção da doença; e o “Vai um salve aê” que apresenta recadinhos dos alunos. Todos os materiais são exibidos durante os intervalos das aulas para toda Escola Básica Aníbal César.
 
Cerca de 40 estudantes já participaram da oficina que tem quase 10 podcasts gravados. Para conferir as produções é só clicar aqui. Os podcasts abordam também temas especiais, como o Dia dos Estudantes, a Semana de Valorização das Diferenças e o Combate à Covid.
 
“As oficinas de comunicação iniciaram na escola no ano passado, antes da pandemia. A ideia era fazermos a produção de programações musicais na hora do recreio, com matérias jornalísticas ligadas à escola. Com a pandemia, a gente precisou se adaptar. Passamos a enviar os conteúdos produzidos para os grupos de Whatsapp, para familiares e alunos da escola”, conta a professora da rede municipal, Rubia Cristina dos Santos.
 
Uma novidade que surgiu há pouco tempo é o “Repórter Aníbal”, um quadro com notícias da escola e espaço para divulgação das músicas do grupo Cambaqui, composto por professores da unidade.
 
“Essa oficina é bem trabalhosa. Praticamos bastante a leitura, com suas entonações adequadas ao que se está dizendo e acabamos nos informando e informando os familiares sobre diversos temas que são muito importantes e que vão além dos muros escolares. Agora quero começar a ensinar a parte de edição aos estudantes. Eles adoram e são bastante participativos”,destaca a professora Rubia.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS